PUBLICIDADE

Equipe de Esteio é medalhista no Campeonato Gaúcho de Sumô

Município sediou o evento no último final de semana

22 mai 2023 - 12h29
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Esteio sediou, na manhã do último domingo (21), o 61º Campeonato Gaúcho de Sumô, evento realizado pela Associação Neopetropolitana de Sumô com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). O dohyo, espécie de ringue circular onde ocorrem as lutas, foi montado no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, na Vila Olímpica.

Foto: Djalma Corrêa Pacheco / Porto Alegre 24 horas

Os lutadores de Itati, município do Litoral Norte Gaúcho, conquistaram o primeiro lugar por equipe. O segundo lugar ficou com o time esteiense, que ganhou, ainda, outras três medalhas na competição: Yuuki Ramos Sato ficou com o ouro na categoria Adulto Leve (até 85 kg) e a prata no Absoluto Livre (torneio entre todos os lutadores adultos) e Antenor Yuzo Sato, pai de Yuuki, foi bronze na categoria Médio (de 85kg a 100kg).

Antes dos duelos, o prefeito Leonardo Pascoal fez uma saudação aos organizadores, lutadores e público. "Esteio dá boas-vindas a todos e quer acolher de forma possível a todos que estão aqui. Quero agradecer à Comissão Organizadora pela confiança de escolher nosso município para sediar esse importante campeonato. Para nós é uma honra recebê-los aqui", disse.

Pascoal destacou que Esteio tem trabalhado para diversificar as competições esportivas na cidade e que a Administração Municipal sempre é parceira dos eventos. Antes de encerrar, lembrou que, em novembro, o Parque de Exposições Assis Brasil sediará o Festival do Japão, que reverencia a cultura, arte, gastronomia, esporte e a tradição, entre outros, do país onde surgiu o sumô. "Quero desejar um grande campeonato a todos. Que seja uma manhã muito produtiva, com lutas de alto nível, e que o espírito esportivo prevaleça, o que eu sei que é bastante preconizado entre os praticantes deste esporte", afirmou.

Trinta e seis lutadores de Esteio, Itati, Canoas, Gravataí, Três Forquilhas, Nova Petrópolis e Cachoeirinha participaram das lutas. Todos eles estão automaticamente inscritos no 61º Campeonato Brasileiro de Sumô, a ser realizado em 22 de julho, em São Paulo, etapa classificatória para o Campeonato Mundial de Sumô, que ocorre nos dias 7 e 8 de outubro na capital japonesa.

O evento de Esteio contou, ainda, com uma luta exibição feminina entre a paulista Luciana Watanabe, que foi 18 vezes campeã brasileira e vice-campeã mundial em 2013, e a gaúcha Gabriela Rauch, de Nova Petrópolis.

O esporte

Tradicional no Japão, o sumô tem origem incerta. Há registros do esporte no século IV, mas alguns historiadores acreditam que já era praticado pelo menos 700 anos antes do nascimento de Cristo. Basicamente, consiste em dois lutadores que se enfrentam no dohyo.  O objetivo da luta é derrubar o adversário ou empurrá-lo para fora do círculo. A modalidade chegou ao Brasil através de imigrantes japoneses no início do século XX, e o primeiro campeonato ocorreu no interior de São Paulo, em 1914. No Rio Grande do Sul é praticado há mais de 50 anos.

61º Campeonato Gaúcho de Sumô

Resultados

Equipes 

Ouro: Itati

Prata: Esteio

Bronze : Gravataí

Categoria Adulto Individual (nascidos antes de 2005)

Leve (até 85kg)

Ouro: Yuuki Ramos Sato - Esteio

Prata: Humberto Daí Shimomura - Itati

Bronze: Nasser Makoto Shimomura - Itati

Médio (de 85kg a 100kg)

Ouro: Gustavo Fraga da Rocha - Gravataí

Prata: Vinícius Galdino - Gravataí

Bronze: Antenor Yuzo Sato - Esteio

Meio-pesado (de 100kg a 115kg)

Ouro: Adiecson Bobsin - Itati

Prata: Pedro Osório Pereira - Cachoeirinha

Pesado (acima de 115kg)

Ouro: Joarez Schneider - Nova Petrópolis

Prata: Janilson Naubert Savois - Itati

Bronze: Geraldo Marques - Gravataí

Absoluto Livre

Ouro: Adiecson Bobsin - Itati

Prata: Yuuki Ramos Sato - Esteio

Bronze: Joarez Schneider - Nova Petrópolis

TEXTO: Prefeitura de Esteio

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade