'Origem indígena e primeiro jogo no Brasil': conheça o Mushuc Runa, time que derrotou o Cruzeiro no Mineirão
Equipe foi fundada em 2003 e, durante uma época, só aceitava atletas de comunidades originárias em seu plantel
O Cruzeiro perdeu por 2 a 1 para o Mushuc Runa, do Equador, no Mineirão vazio pela Sul-Americana, ficando na lanterna do Grupo E. O Mushuc, fundado por uma cooperativa indígena, venceu sua primeira partida em solo brasileiro.
A derrota do Cruzeiro por 2 a 1, para o Mushuc Runa, do Equador, surpreendeu. Mesmo jogando com o Mineirão sem torcedores, em função de uma punição imposta pela Conmebol, o clube celeste não conseguiu se impor pela segunda rodada da Sul-Americana e está em situação delicada na competição, sendo lanterna do Grupo E, sem nenhum ponto conquistado.
O que torna ainda mais surpreendente a derrota é a diferença de tradição, potencial financeiro e títulos entre os clubes. Considerando as atualizações da diretoria do Cruzeiro, a folha mensal do clube brasileiro é de R$ 20 milhões em 2025, enquanto a folha de pagamento mensal dos equatorianos gira em torno de R$ 17 milhões.
Além disso, o Mushuc Runa FC, que significa 'homem novo', pode ser considerado um clube de pouca idade no futebol, tendo sido fundado em 2 de janeiro de 2003, por uma cooperativa indígena do Equador. A sede da equipe é na cidade de Ambato, que fica a cerca de 151km da capital, Quito.
Inicialmente, todos os atletas precisavam ser de uma comunidade originária para integrar o plantel, mas essa prática foi se perdendo ao longo dos anos.
Luis Afonso Chango é o presidente e fundador do clube, e teve como objetivo, na fundação, desenvolver a região de Ambato, criando novas áreas de trabalho para diversos profissionais.
Figura muito conhecida no Equador, o mandatário é facilmente identificado por sempre utilizar um poncho vermelho com listras azuis, igual ao que está no escudo do time. Esse poncho é uma peça de roupa tradicional das comunidades indígenas dos Andes. Uma curiosidade é que todos os jogadores apresentados no clube precisam utilizar o poncho, uma exigência do presidente.
No aspecto de infraestrutura clube já possui um Centro de Treinamentos com cinco campos e um pequeno estádio, que está inacabado. A partida diante do Cruzeiro foi a primeira do Mushuc em território brasileiro. O triunfo colocou os equatorianos na liderança do grupo, com seis pontos. A história foi escrita.