Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Cruzeiro

Cruzeiro

Favoritar Time

Cruzeiro encaminha venda de promessa da base

Campeão da Copinha e integrado ao elenco profissional, atleta deve ser negociado com clube europeu por cerca de 5 milhões de euros

4 fev 2026 - 14h25
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Esporte News Mundo

O Cruzeiro encaminhou a venda do meio-campista Cauan Baptistella, de 18 anos, ao Metalist 1925, da Ucrânia. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Central da Toca.

Considerado avançado pelas partes, o acordo depende apenas de detalhes burocráticos e exames médicos para ser oficializado. Assim, o clube mineiro está muito perto de concluir mais uma negociação envolvendo uma joia formada na Toca da Raposa.

O negócio gira em torno de 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 31 milhões), e, além do valor fixo, a Raposa deve manter 30% dos direitos econômicos do atleta, apostando em um retorno financeiro maior em uma eventual venda futura.

Tratado internamente como uma das maiores promessas reveladas pelo clube nos últimos anos, Baptistella foi um dos destaques do Cruzeiro na campanha do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Na Copinha, disputou quatro partidas, marcou um gol e distribuiu três assistências, desempenho que o colocou definitivamente no radar do futebol europeu. Ainda durante o torneio, o meia reforçou a delegação celeste na reta final da competição e correspondeu às expectativas.

Em 2026, o jovem iniciou a temporada integrado ao elenco profissional, sob o comando de Tite, e fez sua estreia no time principal logo na primeira rodada do Campeonato Mineiro, na derrota para o Pouso Alegre, no Mineirão, quando deu uma assistência após cobrança de escanteio.

A negociação acontece poucos meses depois de uma renovação contratual, visto que, em julho do ano passado, Cauan assinou um novo vínculo com o Cruzeiro até dezembro de 2030, com valorização salarial progressiva e status mais elevado dentro do clube.

Cauan Baptistella (Fotos: Gustavo Martins/ Cruzeiro)
Cauan Baptistella (Fotos: Gustavo Martins/ Cruzeiro)
Foto: Esporte News Mundo

Antes disso, ele já havia firmado seu primeiro contrato profissional em dezembro de 2023, quando tinha multa rescisória para o exterior estipulada em valores superiores a 60 milhões de euros. O novo acordo, porém, não será cumprido até o fim devido ao avanço das tratativas com o Metalist.

Nascido em Benevento, na Itália, Cauan Matteo Baptistella é filho de brasileiros e possui cidadania italiana. O pai, Clayton Baptistella, teve carreira de destaque no futsal europeu, com títulos continentais pela Itália e pela Champions League da modalidade.

Ainda jovem, Cauan viveu na Europa antes de se mudar para o Brasil, onde passou por São Paulo e SKA Brasil até chegar ao Cruzeiro, em agosto de 2022.

O meia também havia despertado interesse de clubes tradicionais do futebol europeu, como Napoli, Porto e RB Leipzig, antes de renovar contrato com a Raposa.

Agora, tudo indica que seu próximo passo será mesmo o futebol ucraniano, onde poderá se apresentar de forma imediata, já que tem idade suficiente para a transferência internacional e a janela local segue aberta até março.

A possível venda de Cauan Baptistella se insere em um momento de ajustes financeiros do Cruzeiro no mercado, pois após investir pesado em reforços, como a contratação de Gerson, o clube passou a priorizar negociações.

Recentemente, a Raposa acertou as saídas de jovens como Ryan Guilherme, para o Rio Ave, e Kauã Prates, para o Borussia Dortmund. Somadas, as negociações de Baptistella, Prates e Ryan podem render cerca de 19 milhões de euros aos cofres celestes.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade