Cristiano Ronaldo faz 2 e garante goleada de Portugal sobre Armênia pelas Eliminatórias da Copa
Portugueses homenageiam Diogo Jota em primeira partida da seleção desde a morte do jogador
Portugal começou bem a busca por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. O time de Cristiano Ronaldo estreou nas Eliminatórias Europeias com uma vitória por 5 a 0 sobre a Armênia, no Estádio Republicano Vazgen Sargsyan, em Ierevan, capital armenha. O próprio camisa 7 marcou, duas vezes, assim como João Félix, além de João Cancelo, que fez um dos gols.
Atual campeão da Liga das Nações da Uefa, Portugal começou a partida com controle do ritmo. Logo aos dois minutos, Cristiano Ronaldo já tinha finalizado no gol da Armênia.
Foi preciso menos que 10 minutos para Portugal abrir o placar. João Cancelo fez boa jogada e cruzou para João Félix apenas cabecear para o gol, já dentro da pequena área.
Em jogada parecida, Portugal ocupou a área da Armênia. Pedro Neto fez o cruzamento e achou Cristiano Ronaldo. O capitão português escorou com a perna esquerda e fez o gol número 941 de sua carreira.
Cancelo, que já havia servido Félix, fez o seu depois de um bate-rebate na área armenha. O lateral comemorou como se jogasse videogame, em homenagem ao companheiro Diogo Jota, morto no começo de julho em acidente de trânsito. Este foi o primeiro jogo de Portugal desde então.
Na volta ao segundo tempo, os portugueses não demonstraram que tirariam o pé. Em menos de um minuto, Cristiano Ronaldo fez o segundo dele neste sábado, o 942º na carreira.
Já em menor ritmo, João Félix também fez seu segundo gol no jogo, aos 16 minutos.
Apenas aos 23 minutos da segunda etapa que o goleiro Diogo Costa foi testado. Em chute forte de Barseghyan, principal jogador da Armênia, o arqueiro salvou.
Com 5 a 0, Roberto Martínez pôde promover trocas e reduzir o ritmo. A Armênia tinha mais liberdade, mas não o suficiente para causar mais perigo a Portugal.
Portugal assume a liderança do Grupo F das Eliminatórias. Ainda neste sábado, Irlanda e Hungria fazem o outro confronto da chave.
Inglaterra joga de maneira sonolenta em casa e vence Andorra
Em ritmo de um sonolento treino, a Inglaterra venceu Andorra por 2 a 0 neste sábado no Villa Park, em Birmingham, e manteve os 100% de aproveitamento no Grupo K das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026.
Os campeões do mundo de 1966 marcaram oito gols e não sofreram nenhum em quatro partidas dessas Eliminatórias. Andorra é o saco de pancadas do grupo, com cinco derrotas em cinco jogos e saldo negativo de dez gols.
Na próxima rodada, na terça-feira, os ingleses podem dar um passo significativo rumo à vaga direta para o torneio do próximo ano, já que enfrentam a Sérvia, em Belgrado. Os sérvios são os únicos que ameaçam a Inglaterra no Grupo K, já que somam 7 pontos em 3 jogos contra 12 da Inglaterra. Apenas os primeiros colocados de cada grupo garantem vaga na Copa, enquanto quem ficar na segunda posição disputa a repescagem. Albânia e Letônia completam o grupo.
No primeiro tempo, os ingleses conseguiram apenas seis finalizações e o sistema defensivo de Andorra só foi vazado com um gol do defensor Christian Garcia, que tentou cortar, de cabeça, um cruzamento e marcou de cabeça.
Na segunda etapa, o time do técnico alemão Thomas Tuchel voltou um pouco menos apático. Acumulou algumas finalizações perigosas no início do segundo tempo e chegou ao segundo gol também de cabeça. Desta vez, porém, o autor foi um inglês. Declan Rice completou cruzamento da direita de Reece James, aos 22 minutos. Apesar de nova derrota, Andorra pareceu sair de campo satisfeita com o placar.