CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Sábado, 22 Dezembro de 2001, 14h32
terraesportes@terra.com.br

Surpresas do Natal


Tim Duncan e Michael Jordan são as grandes estrelas desde Natal. Literalmente, roubaram não só a cena, como todos os presentes. Os dois lideram o San Antonio Spurs e o Washington Wizards, sensações de uma temporada que parecia fadada a ser dominada por Los Angeles Lakers e Philadelphia 76ers.

A grande surpresa é mesmo o Wizards, que saiu do fundo do poço para a zona de classificação dos playoffs. Jordan é o pilar de uma equipe jovem, que começou a temporada encabulada pela presença do rei. Aos poucos, MJ está ensinando a garotada como se faz.

E insisto: uma peça fundamental no Washington é o armador Tyronn Lue, reserva bicampeão com o Lakers. Em sua quarta temporada e com experiência de jogar num time vencedor, ele sabe organizar o jogo e ainda é uma arma nos arremessos de três pontos. Como na partida desta sexta, quando acertou três bolas de três decisivas no último quarto, na vitória sobre o Orlando Magic.

No Texas, o San Antonio não pode ser considerado uma surpresa. Principalmente por ter um jogador como Tim Duncan. Na época em que ganhou o campeonato, em 1999, falava-se numa possível dinastia do Spurs. Mas temia-se que isso não aconteceria em razão da idade avançada de alguns jogadores, como Mario Ellie e, em seguida, com o transplante de rim de Sean Elliot.

O Spurs chegou à final da Conferência Oeste no ano passado, mas não resistiu ao Lakers. O time precisava mesmo de uma poção de rejuvenescimento. Ou, ao menos, uma reformulação. O time titular deste ano só manteve os pivôs Duncan e Robinson. Os outros três são todos recém-chegados: Bruce Bowen, que veio do Miami; Steve Smith, do Portland; e o francês novato Toni Parker.

Com sangue novo, o San Antonio tem a melhor campanha de toda a liga. E conta com Duncan voltando a sua melhor forma. Inteiro, livre de contusões e motivado, ele é sem dúvida um dos melhores jogadores da liga. E não se pode desprezar o experiente Almirante Robinson.

Lakers e 76ers, que se candidatavam a repetir a final de 2001, já sabem que a missão não será tão fácil como se imaginava.

Palavra de Eurico

Mais uma vez, o Vasco não pagou o que devia. E ao contrário do que afirma o presidente Eurico Miranda, o time está seriamente ameaçado. Pelo menos, no que depender da palavra do armador Helinho: "Já estamos cansados de promessas. Temos propostas de outros clubes e não podemos ficar esperando para sempre". Os jogadores já têm em mãos uma proposta do Minas para que todo o grupo se mude para Belo Horizonte, de olho no Nacional, que começa em janeiro.

E se os atletas ainda acreditam em Eurico Miranda, basta lembrá-los da declaração do dirigente, ao ser cobrado pelos nadadores do Vasco, publicada nesta sábado pelo diário LANCE!: "Não dá para considerar esse pessoal que está aqui (no Troféu José Finkel) como profissional, partindo do princípio que isso que eles fazem não é profissional. O Vasco ajudou a natação durante três anos. Agora, estamos com problemas, atrasados, admito isso. (...) Além disso, nunca se parte do princípio que você deve aos nadadores, já que eles têm uma ajuda de custo". Aos jogadores de basquete, está feito o alerta.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos