CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Sábado, 15 Dezembro de 2001, 09h26
terraesportes@terra.com.br

Vantagem psicológica


Mais do que a vantagem de 2 a 1 na série final, o Vasco conquistou um importante trunfo na decisão contra o Flamengo. A equipe ganhou o fator psicológico, com a reação na derrota do jogo 2 e a vitória folgada no jogo 3. Está, assim, muito perto de faturar o título neste domingo.

A vantagem psicológica dá ao Vasco tranquilidade, segurança e confiança nesta série. Um ganho bastante significativo, talvez até fundamental, numa disputa marcada pelo equilíbrio. Com dois times equivalentes, a cabeça pode, e deve, fazer a diferença.

O time do técnico Hélio Rubens começou a ganhar esta vantagem mental ao tirar uma diferença de 21 pontos na partida da última terça-feira. Não fosse um erro da arbitragem, no último segundo, teria ao menos levado o jogo para a prorrogação. Mesmo com a contestada derrota, o time deixou a quadra "vitorioso".

Esse sentimento ajudou muito o Vasco nesta sexta-feira. A equipe impediu que o Flamengo voltasse a abrir boa diferença no placar no início e manteve a partida equilibrada até o intervalo. No segundo tempo, a equipe vascaína conseguiu impor seu jogo e logo abriu vantagem. E o Flamengo não soube reagir, terminando 11 pontos atrás (chegou a estar perdendo por 15).

Um Vasco capaz de buscar 21 pontos, e um Flamengo que sucumbiu pela metade (ou quase). Assim está a decisão no Rio, a ponto de definir o seu campeão neste domingo. O técnico Miguel Ângelo terá a função de reverter esse quadro. Muito mais do que acertar os erros dentro da quadra, ele terá de recuperar a confiança e a motivação de seus jogadores, que deixaram o Maracanãzinho completamente abatidos na noite desta sexta-feira.

Por outro lado, cabe a Hélio Rubens evitar o famoso salto alto, símbolo de uma suposta euforia exagerada pela atuação nos dois últimos jogos. O Vasco precisa se conscientizar que a decisão ainda não terminou. Porque uma vitória do Flamengo neste domingo irá reverter a vantagem psicológica para o quinto e decisivo jogo.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos