CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Domingo, 02 Dezembro de 2001, 15h26
terraesportes@terra.com.br

Felipão da NBA


A ordem é clara: defender. Ainda mais agora, que está permitida a defesa por zona. Era tudo o que Phil "Flip" Saunders queria. O ataque passou a der um detalhe. Ele é o Felipão da NBA.

O técnico do Minnesota Timberwolves chama a atenção neste início de temporada. Sua tática pode ser chamada de Ferrolho dos Lobos. Ele prefere um termo mais pomposo, no estilo "sistema hiperbólico neutralizador de zoneamento defensivo". Mas pode chamar de retranca.

Muitos treinadores, inclusive no Brasil, também acreditam que o primeiro passo de uma equipe de basquete é defender. É claro que a defesa é importante, mas o basquete é um esporte de pontuação. O objetivo principal não deveria ser o de impedir pontos, mas de procurar marcar o maior número possível de cestas.

A tática de Saunders é bastante incomum na NBA. Ele usa uma defesa 3-2, com a qual a maioria das equipes não está acostumada. Mas é um sistema que trás mais prejuízos do que vantagens, mesmo com a boa campanha da equipe neste início de temporada.

O time gasta enorme energia para se concentrar no sistema defensivo. Com isso, os jogadores perdem muita força no ataque. Os jogadores se desdobram para seguir as orientações do treinador, que adora cantar cada movimento à beira da quadra. Parece um neurótico.

A tática pode dar certo contra adversários limitados e com poucas opções ofensivas. Principalmente pela dificuldade em movimentar e encontrar espaços. Mas contra equipes de ponta, a retranca pode se transformar numa arma muito perigosa.

Foi o que aconteceu na noite deste sábado, na partida contra o Los Angeles Lakers. No início, o Minnesota conseguiu confundir o sistema ofensivo do Lakers, neutralizando principalmente as jogadas de infiltração e com o pivô Shaquille O'Neal. O Minnesota, porém, não conseguia abrir vantagem, mantendo o placar sempre apertado. No intervalo, empate em 46 pontos.

Mas bastaram dois quartos para o gênio Phil Jackson enterrar a retranca dos Wolves. No terceiro período, o Lakers movimentou de tal forma a bola que sempre sobravam jogadores livres para os arremessos. Foi um festival de bolas de três pontos, com alas abertos enquanto a defesa 3-2 estava estática, mais preocupada em fechar o garrafão. O Minnesota levou um baile no dois quartos finais. A tática defensiva desmoronou e o ataque não tinha forças para reagir. O time de Los Angeles ainda esnobou: jogou todo o último quarto com o time reserva.

Foi apenas um jogo, e não será por isso que Saunders irá rever seus conceitos. O ferrolho vai continuar, e conta até mesmo com um incrível plano de marketing. Basta consultar a página oficial do Timberwolves na Internet. Lá, o internauta encontrará uma singular pesquisa: quem é o melhor jogador defensivo do time? Os discípulos de Felipão vão adorar!

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos