CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Juarez Soares
Quarta-feira, 28 Novembro de 2001, 01h07
terraesportes@terra.com.br

A possível volta de Rincón


Para usar um termo da moda, a galera deve se lembrar quando o Corinthians foi Campeão do Mundo no torneio realizado na Cidade Maravilhosa. Uma conquista que mexeu com as estruturas dos outros clubes e infernizou a vida das torcidas adversárias.

Até então, o chamado Campeonato do Mundo, se resumia a um jogo no Japão entre dois times, como aconteceu agora com o Bayern de Munique derrotando o Boca Juniors. Depois do jogo, um simpático japonês, dono de uma fábrica de automóveis, entregava a taça ao vencedor e “c’est fini”.

Estou me lembrando do título corintiano a propósito da notícia que informa a possível volta de Rincón ao Parque São Jorge. Certa feita, eu participava de um programa de televisão tendo ao lado Vampeta e o jogador colombiano. Rincón estava indo para o Santos. Lá pelas tantas, disse que o discutido jogador jamais voltaria a jogar em qualquer outro time como tinha conseguido atuar no Corinthians. Expliquei o motivo. Ponderei que dificilmente ele encontraria companheiros como no Timão. Por exemplo, ao prender uma bola, jamais teria ao lado se apresentando um meia como Ricardinho, um parceiro como Vampeta, um atacante veloz como Edílson, um craque malicioso como Marcelinho, ou um centroavante com a capacidade de definição como Luizão. Não teria a saída inteligente pela lateral esquerda como Silvinho. Quando perdesse a bola não teria a força do jovem Edu, ou Gilmar para recuperá-la. Vampeta deu risada e brincou com o companheiro num tom solene: “Tá vendo?”.

O tempo passou, Rincón não se acertou em time nenhum. Marcelinho deu no que deu. Edílson está no Flamengo, que pode cair para a segunda divisão. O goleiro Dida foi mandado embora do Milan. Vampeta esqueceu seu futebol pelas andanças da Europa e adjacências, ou em noites mal dormidas. Uma vez perguntaram a George Harrison se os Beatles voltariam a cantar juntos. Ele respondeu que seria o mesmo que o cara se casar, ter filhos, divorciar e retornar ao quarto de solteiro na casa de mamãe.

Rincón pode voltar ao Corinthians, mas não encontrará mais, nem de longe, o time Campeão do Mundo. Pode se encontrar, isto sim, com um time campeão da Mercosul. Mas essa é uma outra história.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos