CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Terça-feira, 06 Novembro de 2001, 11h45
terraesportes@terra.com.br

Lakers é imbatível?


As quatro vitórias seguidas no início da temporada dizem pouco sobre o potencial do Los Angeles Lakers, favoritíssimo à conquista do título (o terceiro consecutivo na NBA). A equipe tem uma outra série impressionante: venceu 27 dos últimos 28 jogos. Quem se habilita a desafiá-lo?

A última derrota do Lakers aconteceu na primeira partida das finais da temporada 2000-2001. Uma partida atípica, não pela força do Philadelphia 76ers, que jogou muito bem, por sinal, naquela noite em Los Angeles.

Na ocasião, o Lakers acabou pagando pela sua própria superioridade. Por ter batido todos os seus adversários nos playoffs do Oeste sem nenhuma derrota, garantiu a vaga para a final com muita antecedência, enquanto o Sixers precisava de sete jogos contra o Toronto e mais sete contra o Milwaukee. O time de Los Angeles parou por nove dias, e pagou com a falta de ritmo. Em seguida, atropelou o Philadelphia com quatro vitórias seguidas.

A última derrota do Lakers na temporada regular foi no dia 1º de abril, 79 a 78, diante do New York Knicks. Parece mentira, mas não é. Desde então, a máquina se revela imbatível, como pode ser comprovado neste início de temporada.

Não bastasse a força natural da equipe, o Lakers demonstra uma maturidade acima do normal. No último domingo, o time perdia por 19 pontos para o Utah Jazz. Uma reação espetacular levou a equipe à vitória. Que outro time da liga seria capaz de tamanha façanha?

A reformulação promovida pelo técnico Phil Jackson tem se mostrado um sucesso. Lindsay Hunter assumiu a armação com muita eficiência. Ele ainda está se adaptando ao estilo de Shaquille O'Neal, principalmente. E tem sido muito importante em alguns arremessos cruciais, a maioria de três pontos.Será, com certeza, uma peça-chave nesta campanha, mesmo com a volta do titular da posição, Derek Fisher, que se recupera de fratura na perna.

Outra alteração no Lakers foi o ala-pivô Samaki Walker. Ele tem tido uma participação muito fraca no ataque, mas muito útil na defesa. Não é jogador capaz de desequilibrar uma partida ou provocar arrepios no adversário. Mas tem tudo para suprir com eficiência a função que nos últimos anos era de A.C. Green e Horace Grant. Afinal, em Los Angeles todos sabem que o verdadeiro titular é mesmo Robert Horry, um reserva de alto luxo, fundamental nos momentos de decisão.

Tudo isso, claro, sem esquecer da força de Shaq e do cada vez mais completo Kobe Bryant. Os dois estão dominando a cena neste início de temporada. Kobe já foi eleito o melhor jogador da primeira semana. Uma dupla cada vez mais afiada, que deixou de lado as desavenças do campeonato passado, quando o time parecia estar em fase de desmantelamento.

Em paz, Shaq e Kobe estão à procura de novos adversários. Quem será? O novo Sacramento, o veterano Portland, o perigoso Orlando ou o arrumadinho Milwaukee? Quem sabe, o Washington de Michael Jordan? Como disse Jerry Sloan, técnico do Utah Jazz, que já perdeu duas vezes para o time de Los Angeles no atual campeonato: "Para vencer o Lakers, não basta jogar bem. É preciso jogar de forma perfeita".

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos