CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 Compras



Fernando Santos
Quarta-feira, 08 Agosto de 2001, 17h34
terraesportes@terra.com.br

Seleção de ironias


Recebo mensagem assinada pela "Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Basquete", em resposta às críticas feitas à atuação da seleção masculina no último Campeonato Sul-Americano. A carta, que pode ser lida na íntegra logo abaixo, é recheada de ironias. Bem apropriada. Afinal, a seleção do técnico Hélio Rubens é mesmo irônica.

O treinador fez uma renovação certa e necessária na convocação, o que mereceu amplo apoio desta coluna. Já era hora de passar a vassoura no passado recente da seleção. Mas Hélio Rubens não levou esse processo adiante, como aconteceu na decisão do Sul-Americano, contra a Argentina. Qual o motivo?

Essa explicação o internauta não terá nesta carta da "Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Basquete". Afinal, como explicar que os jogadores que mais pontuaram na decisão jogaram menos do que aqueles que iniciaram a partida? Justo aqueles que pontuaram menos?

É mesmo um mistério, ou então Hélio Rubens ainda acredita na velha guarda que acumula fracassos em competições internacionais. Está mais do que claro que existe uma nova geração, comandada por Marcelinho e Guilherme, que merece uma oportunidade real. Sem ironias. E com a coragem que se espera de quem dirige a seleção brasileira.

A seguir, a carta enviada pela "Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Basquete":

Caro Fernando

Após sua matéria sobre o último Campeonato Sul-Americano de Basquete, ficamos impressionados pelos seus profundos conhecimentos desse esporte. A título de colaborar com sua espantosa capacidade de análise, queremos oferecer- lhe alguns subsídios:

a) Em basquete, ao contrário do futebol, não existem titulares , mas apenas um quinteto que inicia o jogo, até porque nesse esporte qualquer jogador pode sair e entrar quantas vezes forem necessárias a critério do técnico. Talvez seja por esse motivo que técnicos do mundo inteiro reconheçam como titulares os que terminam o jogo e não os que começam; isto porque o treinador experimentou vários quintetos durante o jogo e escolheu os cinco melhores daquele jogo para os momentos mais importantes.

b) Vamos procurar melhorar a histeria dos nosso gritos, embora eles sejam autênticos e visando o melhor para a equipe. Qualquer sugestão será bem-vinda. c) Nossos critérios para utilização de mais tempo ou menos tempo do jogador, independentemente da idade, é diretamente proporcional ao seu rendimento ( se você tiver algum critério mais honesto receberemos com todo prazer). Infelizmente estamos sendo obrigados a processar uma renovação drástica na seleção, o que nao é conveniente, porque antes não foi feita. Esperamos que futuramente esta renovação seja gradativa, mesclando experiência com juventude, fórmula ideal no mundo inteiro. Qualquer sugestão receberemos abertamente. Lamento que uma medalha de ouro seja considerada tão depreciadamente. Para todos nós foi considerada uma grande conquista que certamente fará parte da historia do nosso esporte. Continue escrevendo com esta competência, discernimento e idealismo, porque assim estaremos aprendendo cada vez mais com seus brilhantes ensinamentos. Sempre a sua diposição

Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Basquete

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos