CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS




 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quarta-feira, 02 Maio de 2001, 17h24
terraesportes@terra.com.br

Carta-denúncia


A situação do basquete brasileiro é mais crítica do que se possa imaginar. Acabo de receber uma carta-denúncia, encaminhada por um jogador que participa do Campeonato Brasileiro. Por se tratar de uma revelação sobre a podridão do esporte, o atleta não quer se identificar.

A denúncia mostra o estado de falência do basquete nacional: clubes que já não pagavam em dia os seus jogadores agora nem sequer fazem o registro profissional, com medo de não conseguirem honrar os contratos e serem obrigados a enfrentar processos trabalhistas. Ele também ataca a Confederação Brasileira de Basquete, que estaria abandonando os jogadores, sem prestar nenhum tipo de auxílio.

Para que o internauta possa sentir o drama vivido por esses atletas, reproduzo abaixo a carta enviada a esta coluna:

"Devo lhe dizer que sou um jogador que está disputando o nacional e por isso não vou me identificar. Além de estar falida, a CBB está sem pessoas que entendam de basquete e realmente se importam com o esporte em si, não só com o dinheiro que o órgão pode render.

Nós jogadores não temos segurança trabalhista pois os clubes não querem nos registrar, com medo de não terem dinheiro para honrar o contrato e terem que enfrentar o atleta na Justiça trabalhista.

Trabalhamos de domingo a domingo sem feriado, Páscoa, raramente uma folga na segunda quando pouco podemos nos distrair.

Somente com uma associação de jogadores e técnicos poderemos ter garantias e também expor nossas idéias, pois sabemos e passamos todos os tipos de situação, somos nós que botamos à prova todos os dias o nosso talento, coragem e a paciência de ver e aguentar tanta incompetência!!!!!!!!!!

Um abraço e nos ajude expondo sempre a real situação, ok!"

Essa coluna já teve a oportunidade de apresentar outros casos de internautas, jogadores e ex-jogadores que enviaram mensagens, mostrando a pindaíba do basquete brasileiro. O espaço também está aberto para os clubes e a própria CBB apresentarem sua versão. Se é que há interesse. De qualquer forma, o convite está feito, com a intenção de encontrarmos caminhos e soluções.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos