CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 SHOPPING




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quarta-feira, 28 Fevereiro de 2001, 16h52
terraesportes@terra.com.br

Duelo de Titãs


O título acima é batido, transformou-se num jargão esportivo. É até nome de filme que está nos cinemas, que trata de uma equipe de futebol americano colegial. Mas é o termo mais oportuno para o que está acontecendo na Conferência Oeste da NBA. Um confronto épico, entre cinco equipes, como há muito não se via.

Utah, Portland, Lakers, Sacramento e San Antonio estão embolados na disputa por uma posição chave, a de nº 1 do Oeste, que vale o mando de quadra em todos os playoffs, talvez até na grande final. Até a rodada desta quarta-feira, três deles estavam empatados em número de derrotas (Portland, Lakers e Sacramento, todos com 18). O Utah liderava, com 17 derrotas, enquanto o San Antonio ficou um pouquinho atrás, com 19.

Não me lembro de uma disputa tão acirrada a dois meses do final da temporada regular. O que representa bem o atual momento da NBA, com equipes equilibradas, onde o favoritismo é quase nulo. A única exceção é o Philadelphia, disparado o melhor time do Leste, mas isso não significa (longe disso) o melhor de toda a liga.

Voltando ao Oeste, é possível ter uma pequena estimativa do que pode acontecer. Com base no calendário de jogos, o Portland surge como principal candidato a ocupar o posição 1 nos playoffs. Entre as cinco equipes, o Blazers é a quem tem a tabela mais favorável, com 13 jogos em casa e apenas 11 fora. A pior situação é a do Utah Jazz, com 15 partidas fora e apenas 12 em casa.

Enter os demais candidatos, prevalece o equilíbrio. A começar pelo San Antonio, com 13 jogos em casa e 13 fora. Lakers e Sacramento estão iguais: 13 jogos em casa, 14 fora. O mando de quadra é importante nessa reta final, ainda mais, repito, diante do equilíbrio entre as equipes. E por voltar a falar em equilíbrio, duas zebras correm por fora: O Phoenix (21 derrotas) e o Dallas (22 derrotas) prometem dar trabalho não apenas neste finalzinho, como também nos playoffs.

Assim, mesmo longe da fase decisiva, dos esperados mata-matas, a NBA ganha uma atração extra neste final de temporada. Um Duelo de Titãs, sem dúvida, muito melhor do que o filme da Disney.

 

veja lista das últimas colunas

  Coluna do Internauta   Diário de Sydney   Juarez Soares
  Daniela Giuntini   Fernando Santos   Wanderley Nogueira