CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 SHOPPING




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quarta-feira, 21 Fevereiro de 2001, 17h42
terraesportes@terra.com.br

Prestígio em alta


Enquanto o basquete feminino brasileiro se afunda na crise, lá fora seu prestígio continua em alta. Afinal, trata-se de uma geração que conquistou duas medalhas nas últimas Olimpíadas. Por essa razão, está sendo cobiçado por um projeto para reunir jogadoras e clubes de todo o mundo.

Quem está desenvolvendo o plano é o empresário Paco Torres, que vive na França e representa jogadoras de vários países da Europa. Ele disse a essa coluna que planeja deixar a função para lançar uma espécie de portal do basquete feminino na internet. Para isso, espera contar com o basquete brasileiro.

Para reunir as maiores jogadoras do mundo, Torres não poderia deixar de fora as brasileiras. Afinal, não teria sentido criar um dossiê on-line sem nomes como Janeth ou Alessandra. É, sem dúvida, uma demonstração de que o Brasil é respeitado no exterior.

O empresário europeu deve acreditar que vivemos num paraíso da cesta. Afinal, ganhamos em duas olimpíadas a prata (Atlanta-96) e o bronze (Sydney-2000). Ele deve achar que os clubes possuem uma estrutura sólida, onde as jogadoras são bem remuneradas e os ginásios estão sempre lotados, com torcedores lutando com cambistas para conseguir ingressos.

Nem sei como contar a ele a realidade. Clubes à beira da falência, patrocinadores batendo em retirada, jogadoras há meses sem receber salários, atletas deixando o país em busca de sobrevivência no exterior. E, repito, temos duas recentes medalhas olímpicas! É de chorar!

Com todos esses problemas, ainda existe um enorme interesse pelo nosso basquete feminino, que não tem recebido a devida atenção aqui, dentro do país. Já ouvi várias vezes alguém dizendo que não damos o devido valor no que temos. Talvez seja verdade. Mas, lá fora, continuamos por cima da onda.

 

veja lista das últimas colunas

  Coluna do Internauta   Diário de Sydney   Juarez Soares
  Daniela Giuntini   Fernando Santos   Wanderley Nogueira