CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 SHOPPING




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quarta-feira, 31 Janeiro de 2001, 16h38
terraesportes@terra.com.br

Lágrimas do desemprego


A que pontos chegamos. O basquete feminino do Brasil, que conquistou duas medalhas nas últimas olimpíadas, está no fundo do poço. No lugar das jogadas maravilhosas de nossas medalhistas, somos obrigados a ver na TV uma desesperada Karina, abandonada por seu patrocinador e perto de fechar as portas do time de Jundiaí.

O fim da equipe paulista já estava desenhado desde o final do ano. Um sopro de vida seria dado caso o time chegasse às finais do Campeonato Paulista. Mas a eliminação nas semifinais significou o golpe fatal. O mesmo que já tinha arrancado a alma do Santo André, outro que está passando o pires de mão em mão.

E não pense que o drama acabou. Pelo contrário. As meninas do Vasco estão há meses sem receber salário, situação que atinge também a equipe masculina e os demais chamados "esportes amadores" do clube carioca. No Rio, o Flamengo também sofre com a crise, sendo obrigado a dispensar jogadores do time de basquete e cortar modalidades olímpicas.

E o que faz a Confederação Brasileira de Basquete? Segundo as palavras da própria Karina, nada. Não se vê nenhum esforço na tentativa de se mudar esse modelo falido, que não funciona nem com um esporte medalha de prata e bronze em Atlanta-96 e Sydney-2000.

A impressão que fica é que a CBB lucra apenas com os feitos heróicos da seleção brasileira e não liga a mínima para os clubes. Que eles se virem, que as atletas batam de porta em porta das empresas atrás de patrocinadores. É o que pensam os cartolas do nosso basquete.

Karina sabe muito bem que terá de se virar sozinha, como fez a ex-jogadora Hortência com o mambembe time do Paraná. Do contrário, não sobrarão nem lágrimas sobre o leite derramado. Aliás, pouco sobrará mesmo: muitas das atletas que subiram ao pódio na Austrália estão de malas prontas para o exterior, pois sabem que aqui não há futuro.

E ainda há quem acredite que somos uma potência do basquete. Triste ilusão. Da festa nas últimas duas Olimpíadas, restaram apenas as lágrimas.

 

veja lista das últimas colunas

  Coluna do Internauta   Diário de Sydney   Juarez Soares
  Daniela Giuntini   Fernando Santos   Wanderley Nogueira