CAPA ESPORTES
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 BASQUETE
 TÊNIS
 VÔLEI
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quarta-feira, 17 Janeiro de 2001, 01h07
terraesportes@terra.com.br

Novo celeiro


Em três anos, duas finais estaduais. Um título na galeria e outro em disputa. É Bauru, a cidade que se candidata a roubar de Franca não apenas o Campeonato Paulista de 2000, mas a honra de ser chamada de "capital do basquete". Pelo menos de São Paulo.

É verdade que Franca tem uma tradição de pelo menos quatro décadas e que, como nenhum outro time, soube superar nesses anos todos as dificuldades de patrocínio. Por isso, não será fácil perder a glória de ser conhecida como celeiro do basquete.

Com um trabalho de causar inveja, com muitos jogadores promovidos das escolinhas, Franca é um exemplo a todo o país, que agora encontra um aluno competente.

Sob o comando de Guerrinha, um filho das gerações campeãs de Franca, Bauru começa nesta quarta-feira sua campanha rumo ao trono. E aparece como favorito, apesar de tentar evitar essa fama a todo custo. Mas como desconsiderar o time de melhor campanha na primeira fase, com vantagem de mando de quadra no mata-mata final e que venceu os dois confrontos contra Franca na competição?

Bauru desponta como uma nova potência. A cidade está disposta a investir e tem uma torcida que, apesar da juventude da equipe, já nasceu fanática. Ingredientes que apontam para um futuro brilhante, num basquete cada vez mais carente de projetos e apoio.

E Franca resiste. A cada dificuldade, a cada corte de patrocínio, ganha mais força. Uma estrutura corajosa, apesar dos problemas que se multiplicam. Foi assim na memorável final do Campeonato Brasileiro de 1999, quando Franca, desmontada pelo rival carioca, bateu o Vasco.

Hoje, o celeiro está em mais uma final, a primeira após 18 anos da era Hélio Rubens. É mais um marco para o projeto de maior sucesso na história do basquete brasileiro. Uma lição, que Bauru soube aprender muito bem.

 

veja lista das últimas colunas

  Coluna do Internauta   Diário de Sydney   Juarez Soares
  Daniela Giuntini   Fernando Santos   Wanderley Nogueira