Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CBF anuncia mudanças para o calendário do futebol brasileiro em 2026

Na manhã desta quarta-feira (01), a Confederação Brasileira de Futebol anunciou mudanças importantes no calendário brasileiro e competições.

1 out 2025 - 13h17
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou alterações no calendário do futebol brasileiro, mudanças na Copa do Brasil e a criação de três competições regionais. 

CBF terá novo calendário a partir de 2026.
CBF terá novo calendário a partir de 2026.
Foto: Fotos: Rafael Ribeiro / CBF / Portal de Prefeitura

Samir Xaud, novo presidente da entidade, revelou que, a partir de 2026, a Copa Sul-Sudeste, a Copa Centro-Oeste e a Copa Norte começarão a serem disputadas. 

No caso das Copas Centro-Oeste e Norte, os vencedores das copas se enfrentam em um duelo válido pela final da Copa Verde. Anteriormente, a Copa Verde era unificada e disputada com os clubes das duas regiões. 

Estaduais

A partir de 2026, os campeonatos estaduais terão menos datas. Por exemplo, neste ano, o Campeonato Pernambucano  teve sua final realizada no dia 02 de abril. No entanto, para o ano que vem, as competições devem ocorrer entre os dias 11 de janeiro a 8 de março. Ou seja, as confederações de cada estado não podem extrapolar essas datas limites, para que não haja complicação no decorrer das competições nacionais. 

Copa do Brasil

Sem dúvidas, a competição que passou por mais alterações foi a Copa do Brasil. O torneio terá uma mudança no número de participantes. Atualmente, a Copa Nacional conta com 92 clubes, para o ano que vem, serão 126. Em 2027, o total será de 128 clubes. 

A final da Copa do Brasil será disputado no dia 06 de dezembro e ela irá encerrar o calendário brasileiro. 

Vale lembrar que, a grande final será disputada em jogo único. A escolha do local, segundo o presidente da CBF, será em estado com fácil acesso para torcedores, com uma boa rede hoteleira, capacidade suficiente e segura para os torcedores das duas torcidas e com boa infraestrutura para a carga de pessoas. 

Uma outra mudança é o tempo que será disputado a semifinal e a final. De uma fase para a outra, o tempo será de 30 dias, para que os torcedores das duas equipes possam se planejar para viajar, caso for necessário. 

Uma outra alteração importante, é que todos os clubes da Série A 2026 estarão garantidos na Copa do Brasil e entrarão na quinta fase. As outras vagas serão diretamente dos campeonatos estaduais e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D.

A partir de 2026, a Copa do Brasil terá a mudança de fases também. Veja como será: 

  • Primeira fase - Jogo único
  • Segunda fase - Jogo único
  • Terceira fase - Jogo único
  • Quarta fase - Jogo único
  • Quinta fase - Jogos de ida e volta
  • Oitavas de final - Jogos de ida e volta
  • Quartas de final - Jogos de ida e volta
  • Semifinal - Jogos de ida e volta
  • Final - Jogo único

Copa do Nordeste

A competição regional mais famosa e disputada do Brasil será disputada em dez datas. Entre os meses de março e junho. Porém, vale ressaltar, que haverá mudanças nas equipes participantes.

A partir da edição do ano que vem, os clubes que participarem da Copa Libertadores ou Sul-Americana não vão disputar o Nordestão. Ou seja, o Bahia, por exemplo, que provavelmente deve garantir uma vaga em alguam competição da Conmebol, não irá disputar a copa regional. 

Outra mudança vem do números de clubes. Em 2025, foram 16 clubes, em 2026 serão 20. 

Série C

A terceira divisão terá início no dia 05 de abril e o final em 25 de outubro. Foi especulado que a edição de 2026 teria um aumento de clubes, mas, não, continua os mesmos 20 clubes, porém, terão apenas dois rebaixados na próxima temporada.

Isso, pois, em 2027, aí sim, a competição terá um aumento de clubes. Serão 24, mas, continua com dois rebaiados. Apenas em 2028, já com um total de 28 clubes, haverá mais mudanças.

Em 2028, a Série C será dividida em dois grupos de 14 times, com jogos de ida e volta e serão seis clubes rebaixados. 

Série D

Visto por muitos como a competição mais difícil do futebol brasileiro, a Série D terá um aumento de 64 participantes para 96.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade