0
Logo do Seleção Brasileira
Foto: terra

Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Gallo volta a pedir redução de idade para base do Brasil

Andres Stapff / Reuters
21 mai 2015
14h32
atualizado em 30/7/2018 às 09h47
  • separator
  • 0
  • comentários

Demitido do comando das Seleções Sub-20 e Olímpica no início de maio, Alexandre Gallo continua levantando a bandeira da diminuição da idade mínima para os jovens atletas treinarem nas categorias de base dos clubes brasileiros. Para o ex-treinador, a mudança na Lei Pelé (9615/98) precisa ser feita o mais rápido possível para não comprometer o futuro da base verde-amarela.

"Nós temos muitos problemas em relação aos nossos adversários. Essa questão da lei, principalmente, atrapalha muito. Em todas as competições, chamei coordenadores e treinadores para entender como era o trabalho de outros países. Se não mudar essa lei o mais rápido possível vamos ter problemas em longo prazo", advertiu Gallo em entrevista ao SporTV.

Gallo foi demitido da Seleção Sub-20 há alguns dias
Gallo foi demitido da Seleção Sub-20 há alguns dias
Foto: Gabriel Lordêllo/Bruno Coelho / Mosaico Imagem/Divulgação

Atualmente, a Lei Pelé institui a proibição do esporte de formação para menores de 14 anos. O Brasil é o único país entre os 208 que integram a Fifa a apresentar uma legislação nesses moldes. O Bayern de Munique, por exemplo, tem categorias de base para menores de cinco anos. Gallo reiterou a importância de dar mais tempo aos atletas para se formarem e desenvolverem a técnica e tática necessária para jogarem em alto nível.

"Essa mudança precisa ocorrer o mais rápido possível, porque senão cada vez mais teremos um desenvolvimento tardio de nossos atletas, principalmente em questão de fundamento. A categoria Sub-20, a mais forte, apresenta problemas técnicos por esse motivo. São bons jogadores, mas em relação aos países sul-americanos que trabalham com atletas por muito mais tempo, o desenvolvimento é muito menor. Sempre vamos formar bons jogadores, mas poderia ser melhor, principalmente por causa das regras, mas a CBF tem restrições em relação a isso, principalmente pela cultura que existe no país", avaliou o comandante, que se aliou a um senador para conseguir votos no Congresso a favor da causa.

Alexandre Gallo quer redução da idade mínima para Seleções de base
Alexandre Gallo quer redução da idade mínima para Seleções de base
Foto: Andres Stapff / Reuters

No início do ano, a Seleção Brasileira Sub-20 disputou o Sul-Americano e terminou em quarto, com campanha de cinco vitórias, três derrotas e um empate. A Argentina foi a grande campeã. Gallo admitiu que a equipe brasileira exibiu um nível bem abaixo do esperado.

"Nós não fizemos um bom Sul-Americano, o time não jogou bem. Tivemos alguns problemas por lesão, perdemos cinco jogadores na véspera e isso atrapalhou. Não foi como estamos acostumados a ver o Brasil jogar, mas foi um grande aprendizado para eles", disse.

O próximo compromisso da Seleção Sub-20 é o Mundial. O Brasil figura no Grupo E, ao lado de Coréia do Norte, Hungria e Nigéria, e vai estrear no dia 31 de maio diante dos africanos.

"O desempenho ruim no Sul-Americano fez com que mudássemos quase 50% do grupo para identificar o atleta que queira servir à Seleção, e não apenas usar isso como uma alavanca para a carreira pessoal, para revolver o problema lá na frente. É importante o que jogador queira estar lá para poder ter um desempenho. Trabalho há 35 anos com futebol e sei qual é a postura de cada um dentro do futebol. Fico feliz de ter participado esse tempo", completou.

Com qual treinador brasileiro você mais se parece? Com qual treinador brasileiro você mais se parece?
O futebol brasileiro é recheado de grandes personagens como técnicos. Mas com qual treinador nacional famoso da atualidade você mais se parece? Faça o teste abaixo e descubra!

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade