0

Doze gols da Alemanha em um mês: veja decepções na era Marin

13 ago 2014
10h06
atualizado às 10h08
  • separator
  • comentários

Iniciada em março de 2012, após renúncia do então presidente Ricardo Teixeira, a gestão José Maria Marin no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já coleciona fracassos. O mais evidente deles, logicamente a histórica goleada por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo disputada em casa, se une a vexames sofridos em categorias de base e no futebol feminino – o último foi a derrota das meninas no Mundial Sub-20, por 5 a 1, totalizando 12 a 2 em confrontos de seleções CBF contra alemães em pouco mais de um mês.

A única grande glória nacional no período foi a conquista da Copa das Confederações, competição que o Brasil tradicionalmente vence. De resto, a equipe nacional contou com desilusões dos profissionais até a base. Os jovens, inclusive, foram os que mais sofreram, com derrotas e eliminações que acabaram com séries de vitórias nacionais entre a base.

Relembre decepções sob a gestão de Marin:

Copa do Mundo de 2014

Copa de 2014 terminou com vexame imenso: goleada história por 7 a 1 para a Alemanha
Copa de 2014 terminou com vexame imenso: goleada história por 7 a 1 para a Alemanha
Foto: Robert Cianflone / Getty Images

 

O desempenho brasileiro na Copa do Mundo de 2014 foi o ápice dos vexames nacionais na atual gestão. Sob o comando técnico de Felipão, o time nacional avançou até a semifinal do aguardado torneio no Brasil aos trancos e barrancos até se deparar com a poderosa Alemanha. Resultado: goleada histórica por 7 a 1, a maior já sofrida pela Seleção Brasileira em todos os tempos. O time nacional terminou em quarto lugar, após novo desempenho ruim e derrota por 3 a 0 para a Holanda na decisão do terceiro lugar.

Copa do Mundo Sub-20 feminina

Último dos vexames veio com derrota por 5 a 1 para a Alemanha no Mundial Sub-20 feminino
Último dos vexames veio com derrota por 5 a 1 para a Alemanha no Mundial Sub-20 feminino
Foto: Byanca Martin Rose / Getty Images

 

O último dos vexames ocorreu na última terça-feira. No Canadá, a Seleção Brasileira feminina Sub-20 foi eliminada ainda na primeira fase do Mundial da categoria. A Seleção conquistou apenas um ponto no torneio, em empate com a China logo na estreia. Depois disso, perdeu para os Estados Unidos e teve a lanterna do torneio confirmada com nova goleada para a algoz Alemanha: 5 a 1 de virada pela última rodada.

Olimpíada masculina

Brasil saiu de Londres com a medalha de prata e viu ouro escapar mais uma vez
Brasil saiu de Londres com a medalha de prata e viu ouro escapar mais uma vez
Foto: Michael Regan / Getty Images

 

O sonho da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012 ficou perto, mas não veio: na final contra o México, a Seleção comandada por Mano Menezes caiu para o México por 2 a 1. A derrota na primeira grande competição de Marin no comando da CBF abalou a relação do presidente com o atual técnico do Corinthians, que foi demitido meses mais tarde.

Olimpíada feminina

Seleção feminina perdeu para o Japão no mata-mata da Olimpíada
Seleção feminina perdeu para o Japão no mata-mata da Olimpíada
Foto: Mike Hewitt / Getty Images

 

A participação das mulheres na Olimpíada de 2012 foi ainda pior do que os homens. Após avançar em segundo lugar na fase de grupos, a Seleção feminina perdeu logo nas oitavas de final, com derrota por 2 a 0 para o Japão, que ficaria futuramente com a medalha de prata – os Estados Unidos levaram o ouro da modalidade.

Sul-Americano Sub-20 de 2013

<p>Sul-Americano Sub-20 terminou com grande decepção para o Brasil</p>
Sul-Americano Sub-20 terminou com grande decepção para o Brasil
Foto: AP

 

Então tricampeão consecutivo do torneio, o Brasil foi eliminado da competição logo na primeira fase, em último lugar de seu grupo, e atrás até de Venezuela, Equador e Peru. A péssima participação nacional no campeonato culminou com a Seleção fora do Mundial da categoria disputado no mesmo ano – nas últimas quatro edições da Copa do Mundo Sub-20, a equipe nacional havia ficado pelo menos entre os três primeiros colocados.

Copa do Mundo Sub-17 de 2013

Mundial Sub-17 terminou com derrota nos pênaltis para o México
Mundial Sub-17 terminou com derrota nos pênaltis para o México
Foto: Alex Grimm / Getty Images

 

A Seleção Brasileira fazia boa campanha no Mundial Sub-17 até encontrar o México. O algoz da Olimpíada de Londres foi o responsável por eliminar o Brasil nos pênaltis nas quartas de final, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Tricampeã do torneio, a equipe nacional se despediu da competição de forma precoce, mas deixou o torneio invicto, com quatro vitórias e um empate.

Sul-Americano Sub-17 de 2013

<p>Brasil não conseguiu título do Sul-Americano Sub-17</p>
Brasil não conseguiu título do Sul-Americano Sub-17
Foto: AP

 

Antes do Mundial, o Brasil já havia decepcionado no Sul-Americano para os garotos de até 17 anos. Dona de 10 títulos dos 15 torneios disputados e até então com o vice-campeonato como a pior colocação, a Seleção Brasileira pela primeira vez na história ficou apenas em terceiro lugar na competição. Se serve como consolo, o Brasil se despediu da fase final com o mesmo número de pontos da campeã Argentina e da vice Venezuela, mas perdeu nos critérios de desempate. 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade