PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

CBF oficializa candidatura do Brasil a país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027

14 abr 2023 - 20h00
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta sexta-feira, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, assinou o documento que oficializa a candidatura do Brasil a país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. A declaração foi enviada à Fifa, que lançou em março o processo de apresentação de candidaturas para receber a competição.

Foto: Lesley Ribeiro/CBF / Gazeta Esportiva

"A CBF acabou de oficializar a candidatura do Brasil para receber a Copa do Mundo feminina. Com todo o equipamento esportivo e de infraestrutura que dispomos, acreditamos que vamos fazer um belo Mundial", afirmou o mandatário.

"Receber a Copa do Mundo faz parte do nosso projeto de crescer cada vez mais o futebol feminino pelo país, que é um dos pilares da minha gestão", acrescentou.

A decisão conta com apoio do Governo Federal, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no último dia 30, em evento realizado no Palácio da Alvorada para apresentação da taça da Copa do Mundo 2023, que será disputada em julho, na Austrália e na Nova Zelândia, ser favorável à candidatura.

"Eu quero te dar os parabéns e dizer para você, Ednaldo, que o Governo, através da Presidência, do Ministério do Esporte, do Itamaraty, estará à disposição da CBF para fazer o que for necessário para que a gente consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo Feminina para o Brasil", disse Lula.

"Será um evento extraordinário, motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar, onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem", completou.

Mudanças no processo de escolha do país-sede

Com o processo de apresentação de candidaturas lançado em março, os países interessados em sediar a competição têm até 19 de maio deste ano para submeter seus projetos à Fifa. As candidaturas precisam ser confirmadas até 8 de dezembro deste ano.

A entidade máxima do futebol mundial destacou três grandes novidades no processo de escolha: uma auditoria independente para monitorar a lisura do processo, uma força-tarefa para avaliar as propostas apresentadas e uma "final" entre as candidaturas mais bem avaliadas.

Com isso, o Conselho da Fifa vai selecionar até três candidaturas para participar da votação decisiva no congresso da Fifa, em maio de 2024. A sede do Mundial feminino será anunciada no dia 17 de maio do ano que vem, durante o congresso da entidade.

As inspeções da organização aos países candidatos começarão em fevereiro do ano que vem, três meses antes do anúncio final.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade