PUBLICIDADE
Logo do

Seleção Brasileira

Favoritar Time

CBF ilustra fachada da sede com imagem do pentacampeonato

Conquista histórica da Seleção no Japão vai completar 20 anos no final do mês

24 jun 2022 - 09h55
Ver comentários
Foto: CBF

Ainda está na memória de muita gente a épica volta por cima dada por Ronaldo Fenômeno na Copa de 2002, depois de ser desenganado para o futebol em razão de duas sérias lesões. Ele foi o artilheiro da competição, com 8 gols, e o principal condutor da campanha do pentacampeonato, no Japão, várias vezes dividindo o protagonismo com Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Cafu, entre outros.

O feito histórico da Seleção brasileira, chegando ao quinto título mundial, está agora em destaque na fachada do prédio da CBF, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Um imenso painel com a taça de campeão foi instalado no local para relembrar as duas décadas da última grande conquista do futebol brasileiro.

Naquela campanha, que terminou em 30 de junho, então comandada por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, o Brasil teve aproveitamento de 100%. Venceu todos seus jogos. O primeiro adversário foi a Turquia (2 a 1, gols de Ronaldo e Rivaldo). Depois, goleou a China por 4 a 0 (Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos).

Encerrou a primeira fase com novo placar elástico: 5 a 2 sobre a Costa Rica (Ronaldo (2), Rivaldo, Edmilson e Júnior). Essas três partidas foram disputadas na Coreia do Sul, que organizou a Copa com o Japão.

Nas oitavas de final, já no território japonês, derrotou a Bélgica por 2 a 0 (Ronaldo e Rivaldo). Nas quartas, bateu a Inglaterra por 2 a 1, com gols de Rivaldo e outro, memorável, de Ronaldinho Gaúcho, numa cobrança de falta da intermediária.

Enfrentou mais uma vez a Turquia, na semifinal, com vitória por 1 a 0, gol de Ronaldo. Por fim, deu espetáculo na decisão do título contra a Alemanha, em Yokohama, quando venceu os europeus por 2 a 0, novamente com ótima atuação de Ronaldo, que fez os dois gols.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Publicidade
Publicidade