Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil vence Portugal com folga e conquista 1ª Copa do Mundo feminina de futsal

Triunfo por 3 a 0 garantiu título no torneio organizado pela Fifa nas Filipinas

7 dez 2025 - 10h36
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil é o primeiro campeão mundial de futsal feminino. As meninas da equipe verde e amarela venceram Portugal por 3 a 0 e faturaram a primeira edição da competição sob chancela da Fifa, neste domingo, 7, na PhilSports Arena, em Pasig, região metropolitana de Manila, nas Filipinas.

"Não é fácil ganhar a Copa. Tivemos de intensificar os treinos e fazer uma preparação especial. É um sonho que a gente consegue realizar", diz Emily, autora do gol que abriu o caminho do título e melhor jogadora do mundo em 2024.

A partida começou equilibrada, sem chances claras de gol. O Brasil tinha a posse de bola, mas esbarrou na marcação alta de Portugal e quase não conseguia sair do campo de defesa. Quando a equipe verde e amarela conseguiu finalizar, Ana Catarina mostrou por que foi eleita quatro vezes a melhor goleira do mundo e defendeu a pancada de Natalinha e a sobra, em tiro de Luana.

Diferentemente dos jogos anteriores das duas seleções, marcados por goleadas, raras chances de gol foram criadas na decisão. Somente na metade do primeiro tempo, aos 10 minutos, Emily, melhor jogadora do mundo, completou a jogada iniciada por Amandinha e Ana Luíza para tirar o zero do placar e colocar o Brasil em vantagem - foi o sétimo gol da brasileira, artilheira isolada da competição.

Pressionadas após sofrerem o gol, as portuguesas partiram para o ataque, mas pouco ameaçaram a meta da goleira Bianca. O time comandado pelo técnico Wilson Saboia aproveitou os espaços e, apesar de reduzir a presença na frente, criou as melhores oportunidades - Ana Catarina voltou a salvar um chute cara a cara com Amandinha.

A seleção brasileira voltou do intervalo mais avançado, pressionando Portugal, e foi recompensada logo aos 2 minutos, quando Amandinha tocou por cima de Ana Catarina e ampliou a vantagem para 2 a 0.

O Brasil manteve a intensidade e não deixava a seleção portuguesa se aproximar do gol. A 12 minutos do fim, a árbitra marcou pênalti da goleira Bianca em Ana Azevedo, mas voltou atrás após revisão do VAR.

Sem nada a perder, as portuguesas foram para cima na reta final da partida, mas as brasileiras encaixaram a marcação e não deixaram as rivais, donas do melhor ataque do Mundial, finalizarem - foram impressionantes 37 gols marcados nos cinco jogos anteriores. Nem mesmo a entrada de Fifó como goleira-linha ajudou a equipe europeia.

A dois minutos do fim, quando Portugal atacava com cinco atletas, Débora Vanin aproveitou o gol exposto e chutou do campo de defesa para anotar o terceiro da seleção brasileira, seu sexto gol no Mundial. A partir daí, foi só administrar a vantagem e correr para comemorar o título e a 43ª vitória consecutiva na modalidade.

Mais cedo, na decisão do terceiro lugar, a Espanha derrotou a Argentina por 5 a 1 e subiu ao pódio para receber a medalha de bronze.

Esta é a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal, que reuniu 16 seleções de todos os continentes.

Entre 2010 e 2015, as seleções femininas disputavam o Torneio Mundial de Futsal Feminino. O Brasil foi campeão em todas as seis edições.

Confira a campanha do Brasil na 1ª Copa do Mundo Feminina de Futsal:

Brasil 4 x 1 Irã

Brasil 6 x 1 Itália

Panamá 0 x 9 Brasil

Brasil 6 x 1 Japão

Espanha 1 x 4 Brasil

Portugal 0 x 3 Brasil

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade