Jornalista não perdoa e afirma que o Botafogo foi pior brasileiro no Mundial
Com a eliminação do Fluminense na semifinal para o Chelsea, a participação dos clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes da Fifa chegou ao fim. Embora o Tricolor tenha sido o último a deixar o torneio, a campanha geral das equipes do Brasil foi marcada por desempenhos questionáveis, tanto que críticas não faltaram por parte de analistas e ex-jogadores.
Alexandre Praetzel, comentarista da Rádio Bandeirantes, avaliou o desempenho dos quatro representantes brasileiros e foi direto ao apontar o Botafogo como o time mais decepcionante da competição. Para ele, o clube carioca teve desempenho muito abaixo do esperado, apesar de uma vitória emblemática.
"Para mim, o Botafogo foi o pior, mesmo tendo ganho do Paris Saint-Germain. Em atuação, ganhou do PSG e foi histórico. Adotou uma estratégia correta, Luis Enrique mesmo destacou isso. Agora, foi uma decepção porque contra o Palmeiras o Botafogo foi ridículo em um jogo de mata-mata. No jogo contra o Seattle, sofreu no fim, quase foi 2 a 2".
Jogadores do Botafogo (Foto: Divulgação/ Botafogo)
Na campanha, o Botafogo superou o Seattle Sounders por 2 a 1, venceu o PSG por 1 a 0 com gol de Igor Jesus, mas caiu para o Atlético de Madrid e foi eliminado diante do Palmeiras com uma atuação considerada fraca. Conforme Praetzel, o desempenho do clube contrastou com a expectativa gerada após o resultado surpreendente sobre os franceses.
Por outro lado, o Fluminense foi elogiado por ter apresentado um futebol evoluído nas partidas decisivas. Mesmo com os desfalques de Samuel Xavier, Juan Pablo Freytes e Martinelli, o time comandado por Renato Gaúcho eliminou Borussia Dortmund e Inter de Milão antes de ser derrotado por 2 a 0 pelo Chelsea, com dois gols do brasileiro João Pedro, revelado pelas categorias de base do próprio Fluminense.
"O Fluminense evoluiu, mostrou um futebol que não tinha mostrado até agora. Isso é fato. Se repetir as atuações contra o Borussia Dortmund e a Inter de Milão, aqui no Brasil, ganha a maioria dos jogos".
Entre os demais clubes brasileiros, o Flamengo também foi citado como uma exceção positiva. Segundo Zinho, ex-jogador da Seleção Brasileira, o desempenho geral dos representantes nacionais foi frustrante, com exceção do Rubro-Negro, que caiu para o Bayern de Munique nas oitavas de final. "Tirando o Flamengo", disse o comentarista, demonstrando insatisfação com o desempenho coletivo do futebol brasileiro no torneio.
Com o término do Mundial, os clubes brasileiros retomam o foco no Campeonato Brasileiro. O Botafogo volta a campo no sábado (12 de julho), quando enfrenta o Vasco no Mané Garrincha, às 19 horas (horário de Brasília). O jogo do Fluminense, contra o Mirassol, anteriormente marcado para o dia 13, será remarcado devido à logística do retorno dos Estados Unidos.