PUBLICIDADE

Basquete

Seleção Brasileira de basquete conhece adversários no Pré-Olímpico masculino; confira grupos

27 nov 2023 - 19h55
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, a Seleção Brasileira de basquete conheceu seus adversários no Pré-Olímpico masculino, que será disputado de 2 a 7 de julho de 2024, e dá quatro vagas para as Olimpíadas de Paris 2024. No sorteio realizado pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), o Brasil caiu em um grupo com as seleções de Camarões e Montenegro.

Foto: Divulgação/CBB / Gazeta Esportiva

O Pré-Olímpico de basquete masculino acontecerá em quatro diferentes cidades da Europa, mas a Seleção Brasileira jogará as suas partidas da fase de grupos em Riga, capital da Letônia. Valencia, na Espanha, San Juan, em Porto Rico, e Piraeus, na Grécia, também receberão duelos do torneio.

O sorteio da FIBA levou em conta critérios de ranking e geografia. 24 países estão na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As seis seleções de cada chave foram divididas em 'minigrupos' com três seleções em cada. Os times se enfrentam na primeira fase e os dois primeiros de cada grupo vão às semifinais. Todos os embates são em jogo único. O vencedor de cada chave se classifica para as Olimpíadas.

Em caso de classificação na fase de grupos, o Brasil poderá encarar Geórgia, Filipinas ou Letônia - essa última eliminou os brasileiros na Copa do Mundo, em setembro deste ano, ao vencer por 104 a 84.

Vale lembrar que a Seleção Brasileira masculina de basquete não participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, pois não conseguiu se classificar. Na ocasião, o time chegou à final, mas foi superado pela Alemanha. Assim, os brasileiros não disputam a competição desde a edição de 2016, no Rio de Janeiro.

Além do Brasil, também estão no Pré-Olímpico: Espanha, Lituânia, Eslovênia, Itália, Grécia, Polônia, Porto Rico, República Dominicana, Finlândia, Nova Zelândia, Geórgia, México, Líbano, Croácia, Costa do Marfim, Angola, Egito, Bahrain e Bahamas.

Oito equipes, por sua vez, já garantiram suas vagas nas Olimpíadas de Paris 2024. São elas: Sudão do Sul, Austrália, Canadá, França, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Japão.

Confira os grupos do Pré-Olímpico de basquete masculino

Riga, Letônia

Grupo A: Geórgia, Filipinas e Letônia

Grupo B: Brasil, Camarões e Montenegro

Valencia, Espanha

Grupo A: Líbano, Angola e Espanha

Grupo B: Finlândia, Polônia e Bahamas

Piraeus, Grécia

Grupo A: Eslovênia, Nova Zelândia e Croácia

Grupo B: Egito, Grécia e República Dominicana

San Juan, Porto Rico

Grupo A: México, Costa do Marfim e Lituânia

Grupo B: Itália, Porto Rico e Bahrein

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade