PUBLICIDADE

Para Spoelstra, Adebayo é um dos defensores mais singulares da NBA

Técnico do Heat reforça que pivô está entre atletas que deveriam ser considerados para prêmio de melhor marcador da liga

29 abr 2021 - 20h05
(atualizado em 30/4/2021 às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O prêmio de melhor jogador defensivo da liga sempre foi dominado pelos pivôs, mas a função e impacto esperado deles mudou muito nos últimos tempos. Em grande parte, as presenças físicas que "tomavam conta" dos garrafões deram lugar a atletas mais ágeis e versáteis, capazes de proteger o aro e realizarem trocas de marcação em espaço aberto. O técnico Erik Spoelstra, nesse sentido, sabe que o Miami Heat tem muita sorte: poucos defensores na NBA atendem tão bem a esse perfil quanto Bam Adebayo.

Bam Adebayo, pivô do Heat
Bam Adebayo, pivô do Heat
Foto: Adam Pantozzi/AFP / Jumper Brasil

"Eu acho que Bam é um dos defensores mais singulares da liga. Realmente pode marcar qualquer posição e isso não é só na teoria. Todo mundo vê em quadra. É capaz de ser a âncora de uma defesa muito confiável e assumir vários desafios porque sua inteligência permite executar diferentes esquemas. As pessoas só costumam notar que pode 'trocar' no perímetro, mas ele pode fazer funções muito mais sofisticadas também", afirmou o experiente treinador, em entrevista ao jornal Miami Herald nessa semana.

A disputa para os pivôs da NBA é brutal simplesmente para estar em um dos quintetos ideais de defesa da temporada, sem contar a premiação principal. Nesse ano, Adebayo tem a concorrência de presenças imponentes como Rudy Gobert, Joel Embiid, Myles Turner e Clint Capela. Spoelstra assegura que o titular do Heat está à altura de todos os citados, mas, certamente, não vai figurar entre os candidatos ao prêmio de melhor defensor da temporada por conta do desempenho da equipe.

"Eu realmente acho que Bam deveria ser considerado para o prêmio de melhor defensor da temporada. Não vejo, do ponto de vista individual, por que não seria. Mas penso que não temos uma grande campanha para credenciá-lo a isso. Acredito que o ponto central sobre as premiações é que, se o seu time vence, o reconhecimento chega naturalmente. Então, suspeito que nós teríamos que ganhar mais jogos para colocá-lo nessa condição", reconheceu o técnico, em tom de lamentação.

Adebayo já foi reconhecido por sua capacidade defensiva na última temporada, quando acabou eleito para o segundo quinteto ideal de defesa da liga e terminou no quinto lugar na votação para o prêmio de defensor do ano. Nessa temporada, em 56 jogos realizados, o pivô registra médias de 19.2 pontos, 9.1 rebotes, 5.2 assistências, 1.1 roubos de bola e 1.1 tocos por noite.

Jumper Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade