LeBron James tem recorde quebrado por novato estrangeiro em estreia na NBA
O jovem dos 76ers marcou 34 pontos, comandou a vitória apertada e quebrou recordes de LeBron James e Allen Iverson.
O novato V. J. Edgecombe teve uma estreia de sonho na NBA. O jovem dos Philadelphia 76ers marcou 34 pontos, comandou a vitória apertada sobre o Boston Celtics por 117 a 116 e quebrou recordes que pertenciam a LeBron James e Allen Iverson. A atuação impressionante colocou o bahamense de 19 anos entre os melhores estreantes da história da liga.
Valdez Edgecombe Jr. now has the most points scored by any 76ers player in an NBA debut. pic.twitter.com/4Ph6kgWv1j
— Philadelphia 76ers (@sixers) October 23, 2025
Fez história
Selecionado com a 3ª escolha geral no Draft 2025, Edgecombe anotou 34 pontos, 7 rebotes e 3 assistências em 35 minutos de quadra. O calouro converteu 13 de 26 arremessos (50%) e cinco bolas de três em 13 tentativas, segundo dados da NBA.com.
O desempenho o colocou como o terceiro jogador com mais pontos em uma estreia na história da NBA, atrás apenas de Wilt Chamberlain (43 em 1959) e Frank Selvy (35 em 1954). Nenhum outro estreante havia alcançado tal marca nos últimos 65 anos.
Durante o primeiro quarto, o ala armador anotou 14 pontos, superando o recorde de LeBron James, que havia feito 12 em 2003 — até então a melhor marca de um novato no período inicial de um jogo de estreia.
Recorde também pelos 76ers
Além de entrar para a história da liga, Edgecombe também fez história em Philadelphia. Seu desempenho superou o recorde de Allen Iverson, que havia marcado 30 pontos em sua estreia pelos 76ers, em 1996.
De acordo com o portal The Playoffs News, a atuação foi "um show ofensivo que combinou confiança, velocidade e precisão de um veterano". Para o técnico Nick Nurse, "foi o tipo de jogo que define o início de uma nova era na franquia".
Do Caribe para a NBA
Natural de Bimini, nas Bahamas, Edgecombe brilhou na Baylor University antes de entrar no draft. Reconhecido por seu atleticismo e mentalidade competitiva, o jovem jogador conquistou o prêmio de melhor novato da Big 12 Conference em 2024.
Sua chegada à NBA foi cercada de expectativas, e a estreia confirmou o potencial: um talento capaz de pontuar de várias maneiras, manter intensidade defensiva e decidir sob pressão.
Em entrevista ao Bleacher Report, o jogador disse estar "vivendo um sonho": "Cresci assistindo LeBron. Quebrar um recorde dele na minha estreia é surreal. Mas quero que este seja apenas o começo."