Houston Rockets aposenta número 11 do chinês Yao Ming
O pivô chinês Yao Ming teve sua camisa número 11 aposentada pelo Houston Rockets nesta sexta-feira no intervalo do confronto entra a franquia texana e o Chicago Bulls. Aos 36 anos, o gigante de 2,29m até teria condições de seguir jogando, entretanto, preferiu se aposentar em 2011 por conta de recorrentes problemas com lesão.
Yao Ming foi a primeira escolha do draft em 2002. O chinês esteve presente em oito edições do All-Star Games e vestiu a camisa do Houston Rockets, sua única equipe da NBA, em nove temporadas. O pivô de aposentou com uma média de 19 pontos e 9.2 rebotes. Em setembro ele também foi homenageado, entrando para o seleto Hall da Fama do basquete.
"Quando era novo as câmeras sempre filmavam as camisas aposentadas. Aos poucos percebi que essa é a maior honra que um jogador pode alcançar para ele mesmo e para o time. Sempre irei me perguntar 'qual é a história por trás disso?' Espero que as pessoas vejam a camisa e lembrem da história. Não foi apenas eu, mas meus companheiros, meus oponentes, nós escrevemos a história juntos", disse Yao Ming durante a homenagem.
Yao Ming se tornou o sexto jogador da história do Houston Rockets a ter a camisa com o número que usou aposentada. O chinês se juntou a Hakeem Olajuwon (34), Clyde Drexler (22), Moses Malonse (24), Calvin Murhpy (23) e Rudy Tomjanovich (45).
O proprietário do Houston Rockets também deu uma declaração durante a cerimônia, mostrando sua gratidão ao ex-jogador chinês e ressaltando a grande importância que ele tinha na equipe durante seus tempos de NBA.
"Foi realmente triste para mim saber que a carreira dele terminou tão cedo, porque acho que ele poderia ter permanecido conosco, teríamos sido capazes de ganhar alguns campeonatos. Ele é um grande ser-humano e um grande jogador de basquete", disse Leslie Alexander.