0

Franca, Paulistano e Minas largam na frente nas oitavas do NBB

16 abr 2013
23h22

Nesta terça-feira teve início a fase oitavas de final do Novo Basquete Brasil e, largando nos playoffs com o pé direito, Franca, Minas e Paulistano deram o primeiro passo rumo à classificação para as quartas. Jogando fora de casa, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), o Vivo/Franca encarou um duelo complicado contra a Liga Sorocabana de Basquete, mas venceu os donos da casa pelo placar de 72 a 69.

Com o resultado positivo, os francanos abrem 1 a 0 na série melhor de cinco partidas e, agora, só precisam de mais duas vitórias para assegurar a classificação.

O grande destaque do Franca no jogo foi Figueroa, que foi o cestinha do time, com 13 pontos, além de três rebotes apanhados. Apesar disso, o maior pontuador do jogo foi o norte-americano Kenny Dawkins, da Liga Sorocabana, que saiu de quadra com 17 pontos, quatro rebotes e cinco assistências.

Teichmann, do Franca, falou sobre a vitória suada conquistada fora de casa. "O jogo foi emocionante. Cometemos alguns erros que não podemos repetir nos outros jogos, mas temos que continuar focados para tentarmos vencer os próximos dois confrontos em casa", disse o ala/pivô.

Já Neto, da Liga Sorocabana, lamentou a derrota diante da torcida. "A vitória passou entre os nossos dedos. Perdemos no detalhe. A torcida nos ajudou bastante, mas hoje não deu. Agora, temos dois jogos lá e precisamos vencer para ficarmos vivos na série", frisou.

O próximo confronto entre Vivo/Franca e Liga Sorocabana será realizado na próxima sexta-feira, às 20h (de Brasília), no ginásio do ‘Pedrocão’, em Franca (SP).

E se a equipe francana estreou bem nos playoffs, do NBB, o mesmo pode se dizer do Paulistano/Unimed. Jogando em seus domínios, no ginásio Antônio Prado Jr., a equipe da capital paulista não deu chances para o Sky/Basquete Cearense e, com triunfo por 95 a 74, ficou um pouco mais perto da próxima fase.

Foi o primeiro triunfo da história do Paulistano nos playoffs do NBB, algo que o time de São Paulo não havia conseguido nas primeiras quatro edições da competição nacional.

No primeiro quarto de confronto, o Paulistano perdeu para o Basquete Cearense pelo placar parcial com 17 a 16, mas a partir do segundo período, quando os representantes da capital paulista venceram por 35 a 7, a vitória dos donos da casa foi encaminhada.

Manteguinha, do Paulistano, e Jimmy, do Basquete Cearense, foram os cestinhas da partida, com 20 pontos. Drudi, também da equipe de Fortaleza, contribuiu com 18 pontos. Pelo Paulistano, Pedro e Alex Oliveira, responsáveis por 17 e 15 pontos, respectivamente, também foram bem.

"A nossa preparação durante toda a semana foi justamente para isso. Tínhamos que parar os caras e conseguimos. Nosso foco estava todo voltado para este jogo e agora vamos mudar e nos concentrar para a segunda partida. Vamos passo a passo para conseguirmos nosso objetivo que é a classificação", disse Elinho, armador do Paulistano.

Já Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, reconheceu que sua equipe não fez um bom jogo. "Não tivemos uma boa atuação, principalmente no segundo quarto. Tivemos alguns ataques precipitados e eles conseguiram dominar a partida. Mas não podemos nos abalar com a diferença no placar. Em uma série como essa, perder de 1 ponto ou de 20 pontos não faz diferença. Vamos voltar para casa e erguer a cabeça para vencer ao lado da nossa torcida", frisou o ala/pivô.

A próxima partida entre Basquete Cearense e Paulistano será realizada na sexta, às 21h30 (de Brasília), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

O Icatu/Minas foi outra equipe que não decepcionou a sua torcida, nesta terça. Os mineiros abriram a série contra o São José/Unimed, e derrotaram os representantes do estado de São Paulo pelo placar de 70 a 68, em duelo disputado na Arena Vivo, em Belo Horizonte (CE).

Os pivôs Crosby e Mineiro foram os grandes destaques do Minas e saíram de quadra como os cestinhas da equipe, cada um fechando o jogo com 21 pontos na conta. Crosby ainda apanhou nove rebotes e quase completou um double-double. Já do lado do São José, Calvo fez 24 pontos e foi o maior pontuador do jogo. Murilo Becker, ex-jogador do Minas, também foi muito bem e ajudou com 20 pontos e nove rebotes.

O segundo jogo será também na sexta-feira, às 19h (de Brasília), no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP).

Brasília encerra primeira fase com triunfo - Também nesta terça-feira, o Uniceub/BRB/Brasília disputou sua última partida da fase de classificação do NBB e derrotou o Vila Velha por 102 a 76, no ginásio da Asceb, em Brasília (DF). O time da capital federal fechou na vice-liderança e já garantiu vaga direta nas quartas de final. Já o Vila Velha encerra sua participação nesta edição do NBB na 16ª colocação.

Confira os resultados dos jogos das oitavas de final do NBB:

Paulistano 95 x 74 Basquete Cearense
Liga Sorocabana de Basquete 69 x 72 Franca
Minas 70 x 68 São José

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade