Com estrelas, time de basquete masculino dos EUA é definido
O técnico Mike Krzyzewski definiu na noite deste sábado os 12 convocados do basquete masculino americano para os Jogos Olímpicos de Londres. Do grupo de 15, foram cortados Rudy Gay (Memphis Grizzlies), Anthony Davis e Eric Gordon (ambos do New Orleans Hornets). Entre os chamados pelo treinador estão dois novatos em competições internacionais: Blake Griffin (Los Angeles Clippers) e James Harden (Oklahoma City Thunder).
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres
Além dos estreantes, foram chamados cinco medalhistas de ouro em Pequim - LeBron James (Miami Heat), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Deron Williams (Brooklyn Nets), Carmelo Anthony (New York Knicks), Chris Paul (Los Angeles Clippers) - e outros cinco campeões do Mundial de 2010 - Kevin Love (Minnesota Timberwolves), Andre Iguodala (Philadelphia 76ers), Tyson Chandler (New York Knicks), Russel Westbrook e Kevin Durant (Oklahoma City Thunder).
Com as perdas de Dwight Howard (Orlando Magic), LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers), Chauncey Billups (Los Angeles Clippers), Derrick Rose (Chicago Bulls), Dwyane Wade e Chris Bosh (Miami Heat), Krzyzewski apostou em jogadores de menor estatura. Ao site do canal NBC, o técnico explicou que a perda de atletas grandes é um golpe forte, mas que o time tem condições de compensar o problema com jogadores mais atléticos.
Entre os convocados, destaca-se o trio do Oklahoma City Thunder: Durant, Westbrook e Harden. Vice-campeões da NBA, os atletas foram o destaque da equipe que mais cedeu atletas à equipe americana. Durant foi o cestinha da temporada pelo terceiro ano seguido, enquanto Harden foi considerado o melhor sexto-homem, apesar de ter sido discreto na série final de jogos diante do Miami Heat.
O Heat contribui à seleção dos Estados Unidos com o MVP (atleta mais valioso) da temporada e das finais, LeBron James, que confirmou neste ano o papel de grande jogador em atividade do país, posto que já foi ocupado por Kobe Bryant, o mais experiente entre os convocados, com 33 anos, dois prêmios de MVP das finais e um da temporada regular da NBA.
Os Estados Unidos são favoritos à medalha de ouro de acordo com brasileiros e espanhóis. Na fase de grupos, os comandados de Krzyzewski terão como principais adversários a França e a Argentina.
Apesar da superioridade técnica, a falta de estatura dentro do garrafão causa preocupação entre os americanos. A NBC alerta para a Espanha, que com os irmãos Gasol, Serge Ibaka e outros quatro atletas com experiência na NBA podem ser a pedra no sapato dos Estados Unidos.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.