Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Barco Brasil completa primeira etapa da regata de Volta ao Mundo na liderança

Dupla brasileira chegou a Mindelo (Cabo Verde) após quase oito dias de regata e segue na volta ao mundo

22 set 2025 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Globe40 prossegue até abril de 2026, com chegada final em Lorient, na França.

O Barco Brasil, comandado por José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, concluiu na madrugada desta segunda-feira (22) a primeira etapa da Globe40, regata de volta ao mundo disputada em duplas. A chegada em Mindelo, em Cabo Verde, ocorreu após 7 dias, 20 horas, 44 minutos e 49 segundos de navegação. O percurso inicial, entre Cádiz (Espanha) e Cabo Verde, teve 1.500 milhas náuticas (quase 3.000 quilômetros), com largada realizada no domingo (14).

Na classificação, a dupla brasileira terminou na liderança da categoria entre os veleiros Sharp Class40 e em quarto lugar no geral.

O Barco Brasil compete com um modelo Sharp, caracterizado pela proa mais larga, enquanto os três primeiros colocados utilizam embarcações do modelo Scow, considerados mais modernos.

“As últimas 24 horas foram de fazer o barco andar e buscar abrir o máximo que conseguíssemos do Freedom. Conseguimos imprimir quase 1 nó a mais de velocidade média, o que resultou nessas vinte e poucas milhas náuticas de dianteira que temos atualmente”, explicou José Guilherme Caldas.

A estratégia foi outro ponto destacado pelo comandante. “Mesmo sem saber exatamente onde estava o outro barco, procuramos nos manter a barlavento de onde supusemos que ele estivesse. Essa estratégia nos deu um excelente posicionamento para a chegada em Cabo Verde”, completou. O vencedor da etapa foi o Crédit Mutuel, comandado pelos franceses Ian Lipinski e Antoine Carpentier, que cruzou a linha de chegada em 5 dias, 21 horas e 37 minutos.

A Globe40 prossegue até abril de 2026, com chegada final em Lorient, na França, após seis etapas e mais de 30 mil milhas náuticas. A próxima perna terá largada em 2 de outubro, em Mindelo, rumo a Port des Galets, na Ilha Reunião. Serão 7.050 milhas náuticas (cerca de 14 mil quilômetros) em uma travessia de aproximadamente um mês, com passagem pelo Atlântico e Oceano Índico.

Além do Barco Brasil, participam equipes de Bélgica, Alemanha, França, Áustria, Reino Unido e Canadá, totalizando oito barcos na disputa.

Sirius
Sirius
Foto:
On Board Sports
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade