PUBLICIDADE

WEC: Ferrari revela versão "civil" do 499P vencedor de Le Mans

Acostumada a desenvolver carros de rua icônicos, a Ferrari agora disponibiliza o 499P de Le Mans para pilotos amadores e milionários

28 out 2023 - 21h09
Compartilhar
Exibir comentários
O 499P Modificata é mais potente do que a versão que compete no WEC.
O 499P Modificata é mais potente do que a versão que compete no WEC.
Foto: Ferrari / Divulgação

Aproveitando o bom final de semana na F1, onde neste sábado, 28, Charles Leclerc, marcou a pole para o GP do México, o fabricante italiano revelou uma versão especial do seu Hypercar que compete no Mundial de Endurance, a 499P Modificata.

Como toda Ferrari quando lançada vira instantaneamente um clássico, a 499P não foge a regra. O protótipo até parece com o irmão que corre no WEC, mas sem as regras impostas pela FIA/ACO, ficou mais veloz. 

Como resultado, a potência total combinada produzida pelo motor V6 e pelo trem de força híbrido é de 640 kW (860 cavalos). O sistema híbrido recebeu um ajuste para uma maior capacidade de energia acumulada, montada a partir do eixo dianteiro limitado a velocidades acima de 190 km/h (118 mph), o Modificata permitirá que o impulso híbrido seja ativado em baixa velocidade e não velocidades pré-estabelecidas. 

Além disso, um sistema Push-to-Pass, que os pilotos ativam o sistema de 120 kW (160 CV) adicionais durante um período de tempo limitado. O sistema pode ser acionado pressionando um botão na parte traseira do volante, com a potência extra disponível apenas em aceleração total e por no máximo sete segundos por vez.

Mais detalhes da Ferrari 499P Modificata

Outra diferença para o irmão do WEC são os pneus. No FIA WEC, o regulamento da classe Hypercar determina o uso de pneus Michelin. O 499P Modificata utiliza compostos da Pirelli com medidas de 310/710-18 à frente e 340/710-18 atrás.

O pneu, baseado nos regulamentos da FIA, tem como objetivo enfatizar a dirigibilidade do carro e maximizar o feedback de dirigibilidade para pilotos não profissionais. O pneu otimiza os tempos de aquecimento e reduzindo a degradação do desempenho durante corridas longas.

O 499P Modificata mantém o cockpit e a ergonomia do carro de corrida. Ao mesmo tempo que oferece uma recalibração completa da configuração da suspensão, controladores eletrônicos e mapeamento do motor.

Interior recebeu modificações para “facilitar” a condução do piloto.
Interior recebeu modificações para “facilitar” a condução do piloto.
Foto: Ferrari / Divulgação

Por fim, o departamento Corse Clienti da Ferrari organizará o programa Sport Prototipi Clienti a partir de 2024. Onde os proprietários do carro receberão manutenção, bem como suporte técnico e logístico para eventos de pista dedicados.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade