PUBLICIDADE

vc repórter: pilotos se preparam para 20ª edição do Rally dos Sertões

17 ago 2012 - 10h33
Compartilhar

As centenas de pilotos inscritos para disputar a 20ª edição do Rally dos Sertões realizam, desde quinta-feira, a vistoria dos veículos que irão participar de cada uma das cinco categorias diferentes da maior competição cross-country do País.

As equipes estão reunidas em São Luís, no Maranhão, que será o ponto de partida da competição. De lá, os competidores partirão neste sábado para dez dias de prova, cruzando cinco Estados do País. Serão 4.846 km desde São Luís até o ponto de chegada em Fortaleza, no Ceará, passando por Tocantins, Piauí e Pernambuco.

A competição terá início com um Prólogo, que irá definir os participantes do Super Prime - pequena corrida de abertura da competição. Os vencedores da prova poderão escolher em qual posição irão largar no primeiro dia do rali, que é visto pelos organizadores como o mais difícil de todas as edições.

A prova será dividida em dez etapas, uma para cada dia de competição, e os pilotos devem encontrar pela frente muita areia e cenários paradisíacos como os Lençóis Maranhenses e o cerrado do deserto do Jalapão.

Cada etapa tem um deslocamento inicial, um trecho especial - cujo tempo é cronometrado - e o deslocamento final. Caso os competidores ultrapassem o tempo limite para completar cada deslocamento, podem sofrer punições. A navegação é feita com a ajuda de livros de bordo, indicações de GPS e um rádio, já quem em muitos trechos não há referências de caminho.

Tradicionalmente, em uma das etapas da prova - conhecida como etapa-maratona - o competidor precisa percorrer o trajeto sem qualquer auxílio externo na manutenção de seu veículo. Isso significa que qualquer problema no motor ou um pneu furado, por exemplo, deve ser resolvido pelo piloto ou seu navegador (no caso de carros e caminhões).

Para dificultar ainda mais a vida dos pilotos da 20ª edição do Rally dos Sertões, que irão sofrer para cruzar grandes terrenos arenosos, duas etapas-maratonas estão previstas: a terceira etapa, entre Bacabal(MA) e Barra do Corda (MA), e a sexta fase, de Palmas (TO) ao Alto Parnaíba (MA).

História

Veículos que participarão da 20ª edição do Rally dos Sertões encerram preparativos para prova, que começa neste sábado
Veículos que participarão da 20ª edição do Rally dos Sertões encerram preparativos para prova, que começa neste sábado
Foto: Ângelo Savastano / vc repórter

O Rally dos Sertões teve início em 1991 e foi a primeira competição do estilo rali aberta exclusivamente para motos no País. Organizado pelo arquiteto Chico Morais, a primeira edição do evento teve início em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, e Maceió como ponto de chegada.

As edições seguintes consolidaram a fama do Rally dos Sertões, ao trazer para o País estrelas do motociclismo mundial, como Edi Orioli, da Itália, vencedor do Dakar em 1996, e os espanhóis Fernando Gil e Jordi Arcarons.

A partir da terceira edição do evento, em 1995, os carros 4x4 passaram a fazer parte do rali, que hoje também tem categorias reservadas aos quadricículos, caminhões, carros e UTVs.

O internauta Ângelo Savastano, de Juiz de Fora (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade