PUBLICIDADE

SUV: a grande novidade da Stock Car para o carro de 2025

Stock Car mostra primeiras projeções dos futuros carros de 2025 e aponta para os SUVs. CEO da Vicar fala em mais duas montadoras

14 dez 2023 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Stock Car está mudando seu modelo para um SUV 2024/2025, com especulação de 8 montadoras, entre as quais VW, Honda, Nissan e Fiat.
Toyota Corolla Cross e Chevrolet Tracker: os SUVs tomam conta da Stock Car em 2025
Toyota Corolla Cross e Chevrolet Tracker: os SUVs tomam conta da Stock Car em 2025
Foto: VICAR

Uma das coisas que se esperava bastante no automobilismo brasileiro eram as imagens do que seria o novo carro da Stock Car. Iniclamente previsto para 2024, a categoria optou por deixar sua introdução para 2025, visando trabalhar bastante as possibilidades técnicas do projeto.

Em evento nesta quinta (14) em Interlagos, Fernando Julianelli, CEO da VICAR, organizadora da Stock Car, esteve com parte da imprensa e das equipes para fazer um balanço da categoria nos ultimos 3 anos e principalmente mostrar o futuro carro.

Um primeiro evento havia sido feito no Velocittá, mas mostrando peças separadas do carro (falamos disso aqui). Mas hoje Julianelli mostrou efetivamente o protótipo. Ainda em projeções, mas de modo a mostrar qual será o caminho que a Stock Car abraçará para o futuro.

Como haviamos dito antes, a Stock Car adotará o modelo SUV. As projeções exibidas usaram como base o Toyota Corolla Cross e o Chevrolet Tracker. É um caminho semelhante ao que a TC 2000 argentina adotou para 2024 e conta com 10 modelos de 8 marcas para correr.

Projeção do Corolla Cross para a Stock Car 2025
Projeção do Corolla Cross para a Stock Car 2025
Foto: VICAR

Segundo Julianelli, após várias pesquisas com o público da categoria e também em conversas com as montadoras de maneira a analisar o mercado consumidor, o crescimento de vendas de SUVs no mundo é impressionante, não sendo diferente no Brasil. Desta forma, para ter a viabilidade para a participação e apoio das fabricantes, era necessário olhar para a frente e fazer esta ruptura.

Este movimento fez que duas montadoras se interessassem em entrar na categoria. Desta forma, a intenção é ter um grid de 32 carros em 2025, sendo 8 da Chevrolet, 8 da Toyota e o restante dividido com as novas marcas interessadas. As especulações são grandes, mas se fala muito em Volkswagen (VW), Honda, Nissan e Fiat. A confirmação só será feita no início de 2024.

Projeção do Chevrolet Tracker para a Stock Car 2025
Projeção do Chevrolet Tracker para a Stock Car 2025
Foto: VICAR

O objetivo é tornar a Stock atrativa para o público e relevante para os patrocinadores e fabricantes. Como bem ressaltado na apresentação feita hoje, a Stock Car alcança cerca de 151 países e é uma das principais categorias de Turismo do mundo. A mudança vai no objetivo de aumentar a relevancia da Stock nao só no Brasil, bem como no resto do mundo.

A intenção é usar os finais de semana de corridas de 2024 para testes. Os protótipos já fizeram mais de 5.000 km e vários ajustes estão sendo feitos para garantir o máximo de igualdade de desempenho entre os carros, respeitando as características de cada marca. Lembrando que este carro será mais leve e usará um 4 cilicndros turbo de 2,1 litros.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade