Stock Car anuncia a volta dos motores V8 para 2026
Após um ano problemático com os motores L4 turbo, a Stock Car decidiu voltar aos motores V8 aspirados em 2026
A Stock Car Brasil decidiu retomar o uso dos motores V8 aspirados a partir da temporada de 2026, após um ano de dificuldades técnicas com os motores L4 turbo introduzidos em 2025. O anúncio foi feito por Lincoln Bortoleto durante a cerimônia da 29ª edição do Capacete de Ouro, realizada em São Paulo, como resposta aos inúmeros problemas enfrentados pelas equipes e pilotos, que apontaram falhas recorrentes e prejuízos operacionais com o novo modelo.
Desde o início da temporada de 2025, o motor L4 turbo foi alvo de críticas por sua baixa confiabilidade. Pilotos relataram quebras frequentes durante as corridas, além de falhas no câmbio e na eletrônica, o que comprometeu o desempenho dos carros e gerou frustração nos boxes. O alto custo de manutenção, somado à instabilidade técnica, agravou ainda mais o cenário.
Segundo fontes ouvidas pelo Parabólica, o novo V8 que será adotado em 2026 não será o mesmo utilizado até 2024, mas uma nova versão, com isso a expectativa é de que a Stock Car Brasil recupere sua estabilidade técnica e volte a oferecer corridas onde a confiabilidade não seja o maior fator.