MotoGP: Marc Márquez controla vantagem e vence em Assen.
O espanhol soube controlar sua vantagem em cima de Marco Bezzecchi e vencer mais uma temporada.
Neste domingo (29), aconteceu a décima etapa da MotoGP. A categoria viajou até a Holanda e viu novamente Marc Márquez dominar o fim de semana, enquanto Bagnaia, que venceu as últimas três corridas na pista, foi terceiro.
Dominante na temporada, o octacampeão mundial cravou mais uma vitória na classe rainha. É a 68ª vitória do espanhol, que se iguala a Giacomo Agostini, maior campeão da MotoGP e se torna o segundo piloto com mais vitórias na categoria, atrás apenas de Valentino Rossi.
O que aconteceu na corrida
Fabio Quartararo perdeu sua posição logo na largada, enquanto Francesco Bagnaia assumiu a liderança, diferente do sábado, o italiano fez uma ótima largada. Ainda na primeira volta, Miguel Oliveira e Ai Ogura se envolveram em uma confusão e abandonaram a corrida.
A surpresa positiva, novamente, foi Marco Bezzecchi, vencedor em Silverstone, o piloto da Aprilia ultrapassou Álex Márquez e assumiu a terceira posição. Pedro Acosta também ultrapassou seu compatriota e colocou a KTM no top 5.
O drama começou na volta 6, com a queda do vice-líder do campeonato Álex Márquez. Pouco depois, o calvário da Gresini Racing se confirmou, com Fermín Aldeguer se envolvendo em um acidente com Joan Mir.
As disputas na pista continuaram, mas sem grandes ultrapassagens. Bagnaia recuperou seu lugar no pódio e o pelotão intermediário parecia consolidado. Destaque para Enea Bastianini, que largou da vigésima posição e consolidou a nona colocação, subindo 11 posições na corrida.
Apesar de muitas tentativas, Bezzecchi não conseguiu ultrapassar Márquez, que lidera o campeonato com ainda mais vantagem após a queda de Álex. Além disso, durante a corrida, foi informado que o piloto da Gresini teve uma fratura na mão esquerda e terá que passar por uma cirurgia.
Pedro Acosta foi a melhor KTM, na quarta colocação, seguido por Maverick Viñales, igualmente em uma ótima posição para a Tech3. Fabio Di Giannantonio e Franco Morbidelli foram sexto e sétimo, respectivamente. Raúl Fernández, Enea Bastianini e Fabio Quartararo fecharam o top dez.
A MotoGP agora volta às pistas em Sachsenring, na Alemanha, entre os dias 11 a 13 de julho. O histórico favorece o líder do campeonato, que é o maior vencedor da pista.