Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Moto2 e Moto3 podem perder espaço com novas regras da Liberty Media

Liberty Media muda regras no MotoGP: Moto2 e Moto3 perdem espaço na pitlane e terão estruturas temporárias no paddock a partir de 2026

15 set 2025 - 14h51
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: MotoGP / Reprodução

A chegada da Liberty Media ao comando da Dorna Sports já começa a provocar mudanças significativas no Mundial de Motovelocidade. Segundo informações do site Race Sport NL, as categorias Moto2 e Moto3 devem ser as mais prejudicadas a partir de 2026, com a retirada de seus boxes fixos na pitlane e a realocação em estruturas temporárias no paddock.

Desde que a Liberty se tornou acionista majoritária da Dorna, diversas alterações foram implementadas em pouco tempo. O sistema de passes do paddock foi modificado, a cobertura da mídia ficou mais restrita e até fotógrafos com décadas de atuação perderam o acesso à pitlane e ao grid de largada. As entrevistas no parque fechado também mudaram: apenas o pole position da Moto2 e Moto3 fala às câmeras, e não mais o top 3.

Outra decisão que reforça o novo direcionamento do campeonato é a saída da MotoE do calendário em 2026, dando lugar à Harley-Davidson Bagger World Cup. Além disso, uma nova cerimônia pré-corrida foi criada: os pilotos da MotoGP precisam se alinhar no grid antes do hino nacional. 

O foco da Liberty está claramente na categoria principal. Com as mudanças previstas, Moto2 e Moto3 perderão visibilidade e espaço no paddock, enquanto as equipes da MotoGP ganharão mais boxes. Para reduzir custos e “organizar” a área, os tradicionais caminhões das equipes não poderão mais ficar no paddock, apenas trailers retráteis de dois andares, padronizados e com informações visuais das equipes e pilotos.

Para times de Moto2 e Moto3, a situação preocupa. A exposição para fãs, patrocinadores e mídia tende a diminuir, dificultando ainda mais o fechamento de orçamentos. A expectativa é que isso torne a busca por pilotos financiados mais comum, em detrimento de talentos puros.

Uma possível medida extrema era limitar Moto2 e Moto3 apenas a corridas na Europa, assim como acontece com a F2 e F3 ,mas foi descartada por ora. No entanto, está claro que as duas classes terão um papel cada vez menor nos fins de semana de Grande Prêmio, em um cenário que se aproxima da Fórmula 1, onde todo o foco está na categoria principal.

Quando a Liberty assumiu o controle, havia a promessa de que a estrutura da MotoGP não seria afetada. Poucos meses depois, a realidade mostra o contrário. Se as mudanças trarão benefícios ou não, apenas o futuro dirá certo é que o Mundial perderá parte de seu caráter tradicional.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade