PUBLICIDADE

Verstappen é pole em Ímola e iguala recorde de Senna na F1

Max Verstappen supera dupla da McLaren por pouco e garante da pole em Ímola. Com 8 seguidas, ele iguala ídolo brasileiro

18 mai 2024 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen na classificação em Ímola
Max Verstappen na classificação em Ímola
Foto: Red Bull / Twitter

Na semana em que a F1 volta à pista que vitimou Ayrton Senna e celebra os 30 anos de seu legado, um dos poucos recordes que o brasileiro ainda mantém foi igualado. Max Verstappen fez volta voadora no Q3, superou a dupla da McLaren e cravou a oitava sua pole position seguida. Desde Abu Dhabi 2023, todas as poles são dele. Isso iguala as 8 poles seguidas marcadas por Senna entre os GPs da Espanha de 1988 e o dos Estados Unidos de 1989.

O fator Verstappen foi preponderante em uma Red Bull menos dominante do que em outros momentos da temporada - Sergio Perez, por exemplo, não chegou nem ao Q3. Apesar de o holandês liderar todas as três partes da sessão, a McLaren sempre esteve perto. No Q3, tanto Oscar Piastri quanto Lando Norris marcaram tempos no mesmo décimo de Verstappen.

A Ferrari veio logo depois, com Charles Leclerc e Carlos Sainz em 4º e 5º, respectivamente. A Mercedes foi discreta, com George Russell em 6º e Lewis Hamilton apenas em 8º. Quem surpreendeu foi a Racing Bulls, com dois carros no Q3: Yuki Tsunoda em 7º e Daniel Ricciardo em 9º.

Confira no detalhe como foi a classificação para o GP da Emília-Romanha, em Ímola:

Lando Norri na classificação em Ímola
Lando Norri na classificação em Ímola
Foto: McLaren / Twitter

Verstappen se impõe no fim do Q1

A dupla da McLaren encabeçou a tabela de tempos do Q1 até o cronômetro zerar. Foi quando Verstappen botou as asas de fora e fez 1min15s762, melhor tempo dessa parte da sessão. A Ferrari também se destacou, sendo a única equipe a usar apenas pne us médios e, mesmo assim, garantir duas boas posições com seus carros: Leclerc em 2º e Sainz em 7º.

Hulkenberg e Tsunoda, surpreendentes, encaixaram boas voltas nos instantes finais e fecharam com o 3º e 4º tempos, respectivamente, à frente de Norris e Piastri, que não melhoraram suas voltas no fim do Q1.

Os eliminados foram Bottas, Sargeant, Zhou, Magnussen e Alonso, que viu a Aston Martin correr contra o tempo para aprontar o carro depois de um acidente no TL3, mas não conseguiu encaixar uma boa volta.

Oscar Piastri na classificação em Ímola
Oscar Piastri na classificação em Ímola
Foto: McLaren / Twitter

Q2: Red Bull na ponta, Red Bull eliminada

Leclerc, Tsunoda, Verstappen e Piastri começaram o Q2 em ritmo muito forte, todos na casa de 1min15s3, com Norris logo atrás. Os tempos foram suficientes para que todos eles avançassem de fase sem precisar melhorar suas voltas. Só Verstappen conseguiu subir de nível, marcando 1min15s176 e saltando para a ponta.

Sainz, Hulkenberg, Russell, Hamilton e Ricciardo também se garantiram no Q3, em bom sábado da Racing Bulls. Quem ficou de fora de forma surpreendente foi Perez, o 11º. Ocon, Stroll, Albon e Gasly foram os outros que também ficaram pelo caminho.

Yuki Tsunoda foi um dos destaques da classificação
Yuki Tsunoda foi um dos destaques da classificação
Foto: Visa Cash App RB / Twitter

Verstappen brilha no Q3, com McLaren logo atrás

Na primeira saída, Verstappen cravou o melhor tempo do fim de semana, com 1min14s869. Norris ficou apenas 0s073 atrás. Leclerc, Piastri e Sainz fechavam o top 5 provisório.

Na saída final, o holandês melhorou ainda mais sua marca, fazendo 1min14s746 e garantindo a pole. Sem folga, no entanto. A McLaren chegou muito próxima do tricampeão. Norris ficou a apenas 0s091 do tri, enquanto Piastri foi além e fez o 2º tempo, a 0s074 de Max.

A Ferrari veio em seguida, com Leclerc em 4º e Sainz em 5º entre 0s2 e 0s4 de Verstappen, respectivamente. Russell, Tsunoda, Hamilton, Ricciardo e Hulkenberg fecharam o top 10.

O resultado da classificação para o GP da Emilia-Romanha
O resultado da classificação para o GP da Emilia-Romanha
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade