Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é Rafael Câmara, piloto brasileiro e cotado para substituir Hamilton na Ferrari

Pernambucano de 20 anos conquista título da categoria de acesso da F1 de maneira antecipada

3 ago 2025 - 04h31
(atualizado às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Rafael Câmara confirmou o favoritismo na corrida principal do Bahrein e venceu após cravar a pole position, repetindo Bortoleto.
Rafael Câmara confirmou o favoritismo na corrida principal do Bahrein e venceu após cravar a pole position, repetindo Bortoleto.
Foto: Reprodução/@ferraridriveracademy via Instagram / Estadão

Aos 20 anos, Rafael Câmara é a nova sensação do automobilismo brasileiro. O pernambucano conquistou o título da Fórmula 3 de maneira antecipada, neste domingo, ao vencer na etapa da Hungria.

O excelente desempenho do jovem, que também integra a Academia Ferrari desde 2021, o coloca como possível substituto de Lewis Hamilton na escuderia italiana da Fórmula 1.

Em sua temporada de estreia na Fórmula 3, Rafael Câmara superou o recorde de três pole positions, que era dividido por Alexander Smolyar, Dennis Hauger, Gabriele Minì, Leonardo Fornaroli e Logan Sargeant. Ele largou na frente por cinco vezes e pode aumentar a conta na última etapa da temporada.

Natural do Recife, Rafael Câmara iniciou sua trajetória no kart em Pernambuco e mudou-se para a Europa em 2016 em busca de novos desafios. Com rápida ascensão, conquistou títulos importantes no kart, como a WSK Champions Cup, a WSK Super Masters Series e o vice-campeonato mundial em 2019.

O pernambucano fez sua estreia em carros de fórmula em 2022, pela equipe Prema Racing, competindo nas Fórmulas 4 Italiana, Alemã e dos Emirados Árabes Unidos. Foi terceiro colocado nas duas primeiras e vice-campeão na F4 dos Emirados. Em 2024, sagrou-se campeão da Fórmula Regional Europeia (FRECA), seu principal título até o momento.

Gabriel Bortoleto foi o último brasileiro a se destacar na Fórmula 3 antes de Rafael Câmara. Correndo também pela equipe Trident, ele conquistou o título da categoria em 2023. Atualmente, Bortoleto é novato na Fórmula 1, pilotando pela Sauber.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade