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Fórmula 1 cogita pré-temporada de três dias e primeira etapa de 2021 no Bahrein

Após fechar o calendário de 2020, a Fórmula 1 já começa a planejar o próximo ano e buscar um lugar para os testes de pré-temporada. A categoria também tenta definir a ordem das etapas de 2021 durante a pandemia do novo coronavírus

1 set 2020 - 11h46
(atualizado às 15h41)
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Bahrein vai receber rodada dupla da Fórmula 1 no fim do ano
Bahrein vai receber rodada dupla da Fórmula 1 no fim do ano
Foto: AFP / Grande Prêmio

Depois de finalmente definir o calendário 2020 com 17 etapas, que termina com o GP de Abu Dhabi em dezembro, a Fórmula 1 já volta suas atenções para 2021.

A Austrália, que tradicionalmente abre a temporada da F1, pode não receber a prova inaugural do próximo ano. Melbourne é uma das cidades mais atingidas pela pandemia de Covid-19 no mundo e já entrou em lockdown máximo duas vezes neste ano, sendo o último deles em meados de agosto. Com isso, há a possibilidade do Bahrein receber a primeira corrida de 2021, como aconteceu em 2006, segundo a Auto Motor und Sport.

O circuito de Sakhir já vai receber duas etapas da Fórmula 1 em 2020. No dia 29 de novembro, o traçado tradicional volta a receber os pilotos da categoria. Na semana seguinte, no dia 6 de dezembro, o anel externo vai sediar uma corrida pela primeira vez na história.

Circuito do Bahrein pode receber testes de pré-temporada da F1 em 2021 (Foto: Mercedes/Twitter)

O adiamento da temporada não é cogitado pela FIA ou pelas equipes, segundo a publicação. Os testes de pré-temporada também serão mantidos, mas o local ainda não foi definido: Barcelona, Jerez ou Bahrein podem receber os treinamentos de inverno da Fórmula 1.

Diante das outras opções, porém, o circuito de Sakhir tem um problema: devido à pandemia do novo coronavírus, poucos voos estão sendo feitos da Europa para o Oriente Médio e as equipes teriam dificuldades em repor equipamentos em casos de acidentes ou quebras. O fato da Fórmula 1 e da FIA trabalharem com apenas três dias de testes amplifica essa questão.

O aumento de custos devido à longa viagem, no entanto, seria compensado financeiramente pelos organizadores, de acordo com a publicação.

Apesar do acordo de poucas modificações nos carros para o próximo ano, como forma de reduzir custos, algumas mudanças aerodinâmicas planejadas pela FIA para redução de downforce devem ser testadas na pré-temporada.

Grande Prêmio
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