PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

F1: Sainz fez corrida cerebral e vence o ótimo GP de Singapura

Em corrida bastante movimentada, Carlos Sainz, da Ferrari, controla o ritmo e vence primeira no ano. Norris e Hamilton vão ao pódio

17 set 2023 - 11h33
Compartilhar
Exibir comentários
Carlos Sainz aliou estrategia com velocidade e vence o GP de Singapura
Carlos Sainz aliou estrategia com velocidade e vence o GP de Singapura
Foto: Scuderia Ferrari / Twitter

A Fórmula 1 teve uma corrida excelente em Singapura. Com disputas do começo a fim, a etapa asiática teve vitória de Carlos Sainz, da Ferrari. O espanhol largou da pole e não saiu da liderança em momento algum, chegado à segunda vitória de sua carreira. A primeira fora no GP da Grã-Bretanha de 2022.

Para vencer, Sainz usou da inteligência. Sem forçar o ritmo ao limite em momento algum, ele evitou erros na traiçoeira pista de Marina Bay e dosou o acelerador para, ora fazer os carros de trás desgastarem mais pneus, ora para permitir que abrissem o DRS e impedissem uma aproximação de quem vinha atrás. Vitória segura e madura do ferrarista.

O pódio, que ainda contou com a presença de Lando Norris, da McLaren, e Lewis Hamilton, da Mercedes, foi decidido apenas na última volta. Na parte final, uma interessante briga entre os quatro primeiros deixou tudo em aberto após os dois carros da Mercedes, com pneus mais novos, chegarem com ritmo muito superior. George Russell era 3º quando errou sozinho na tentativa de passar Norris e bateu, abrindo caminho para o colega de Mercedes chegar ao pódio.

Quem teve um fim de semana irreconhecível foi a Red Bull. A equipe que havia vencido todas as etapas da temporada até aqui largou apenas de 11º e 14º com Max Verstappen e Sergio Perez, respectivamente. A equipe ainda sofreu com uma estratégia prejudicada por um safety car e viu seus dois carros fora da zona de pontuação até a metade final da prova.

Nas última voltas, finalmente o atual bicampeão pôde acelerar e galgar posições, terminando em um 5º posto, no encalço de Charles Leclerc. Se não foi um resultado ruim pelo contexto do fim de semana, o desempenho marca o fim da sequência recorde de 10 vitórias do holandês, além de ser a primeira vez no ano em que ele não termina em 1º ou 2º.

Depois dele, vieram Pierre Gasly (Alpine), Oscar Piastri (McLaren), Sergio Perez (Red Bull). Liam Lawson, substituindo Daniel Ricciardo, colocou muitos questionamentos no corpo diretivo da AlphaTauri ao mostrar ótimo desempemho e pontuar em sua terceira corrida na carreira., algo que nem Nyck de Vries nem Ricciardo haviam conseguido no ano. Kevin Magnussen (Haas) fechou a zona de pontuação.

Fernando Alonso não pontuou pela primeira vez no ano. Ele, que foi o único carro da Aston Martin na corrida (Lance Stroll ficou de fora depois da pancada na classificação), sofreu com o ritmo do carro, e ainda teve uma punição de cinco segundos por passar a linha branca da entrada do pit lane, um pit stop de 25 segundos e uma rodada. Sem dúvidas, a pior corrida do espanhol no time de Silverstone.

A Fórmula 1 volta à pista já na semana que vem, com o GP do Japão, em Suzuka. A grande pergunta que fica no ar é: seria esse o “novo normal” da F1, ou o ritmo da Red Bull foi prejudicado pelas características de Marina Bay e voltará ao normal em Suzuka? Quem viver, verá!

Resultado GP Singapura. Perez ainda está sob investigação por ter se envolvido em incidentes com Lawson e Albon
Resultado GP Singapura. Perez ainda está sob investigação por ter se envolvido em incidentes com Lawson e Albon
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade