Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Retorno da classificação de volta única? Pilotos falam

Circuitos curtos como o do GP da Áustria trazem a questão do tráfego intenso na classificação. A volta da única tentativa aparece como opção

29 jun 2023 - 15h02
(atualizado às 15h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Alonso e o Renault R25 : o espanhol advoga a volta do modelo de uma unica volta para a classificação
Alonso e o Renault R25 : o espanhol advoga a volta do modelo de uma unica volta para a classificação
Foto: F1 / Twitter

Neste fim de semana acontecerá o GP da Áustria no Red Bull Ring, um dos traçados mais curtos da temporada e registra os menores tempos de volta mais curto do ano. Esta característica acaba por gerar um tráfego intenso, gerando problemas na classificação. Os pilotos muitas vezes acabam se atrapalhando e sempre gera um receio de algum acidente mais grave, sem contar punições.

Sempre em situações como essa, soluções são comentadas e discutidas. Fernando Alonso, piloto da Aston Martin, foi questionado sobre uma alternativa para resolver o problema e sugeriu um retorno ao sistema de classificação de volta única, que era usado entre 2003 e 2005, onde os pilotos tinham apenas uma única tentativa para marcar o tempo de classificação:

“É um assunto todo fim de semana, principalmente em circuitos curtos. Existem algumas opções para melhorar isso. Uma é a classificação de volta única, como no passado. Isso seria o ideal na minha opinião, porque apenas um carro está na pista”, disse. 

Além disso, o espanhol falou que a classificação de volta única tem outras vantagens comerciais, como cobertura de TV e toda a tensão gerados em uma situação como essa:

“Cobertura total da TV para aquela volta para todos os patrocinadores e coisas assim. Isso criou um pouco de drama em caso de mudança de clima entre a classificação – você podia ver carros diferentes na pole position, nomes diferentes. Então essa foi, eu acho, minha opção preferida de classificação”, completou. 

Não é a primeira vez que Alonso sugere o retorno deste formato. Em 2021, ele já havia mencionado o desejo de que o modelo retornasse. O outro espanhol do grid, Carlos Sainz, vai na mesma linha do seu compatriota:

“A classificação de volta única é talvez algo para experimentar, como Fernando disse, também talvez em fins de semana de corrida, para tentar se funcionaria”, disse o piloto da Ferrari. “Pessoalmente, eu era um grande fã disso, porque gosto dessa sensação de ter toda a pista para você, além da pressão para executar apenas em uma volta. Acho que seria muito divertido para nós. Acho que pelos nossos patrocinadores e por todos.”

Valtteri Bottas também disse ser um fã do modelo “Eu pessoalmente seria um grande fã da qualificação de apenas uma volta, como se todos fizessem uma volta em uma ordem aleatória ou algo assim”. Em contrapartida, Verstappen não crê que isso seja a melhor das opções para a classificação. O atual bicampeão diz que não sabe se essa é a melhor ideia:

“Sempre há tráfego, mas isso também tem acontecido na F1. Você só precisa tentar administrá-lo”, disse ele. “Eu sei que algumas pistas são um pouco melhores do que outras. É complicado”, finalizou. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade