F1: Lando Norris encerra jejum e vence GP da Hungria; Bortoleto é 11º
Britânico volta a vencer após nove meses; Verstappen e Antonelli completam o pódio; Bortoleto quase vai aos pontos
Lando Norris voltou ao lugar mais alto do pódio ao vencer o GP da Hungria neste domingo (26), encerrando um jejum de vitórias que durava desde o GP de São Paulo de 2025. Max Verstappen terminou em segundo após acertar a estratégia durante o Virtual Safety Car, enquanto Andrea Kimi Antonelli completou o pódio. Gabriel Bortoleto fez uma corrida consistente com apenas uma parada, brigou por pontos nas voltas finais, mas terminou na 11ª colocação.
A largada do GP da Hungria foi marcada por intensas disputas de posição. Partindo da terceira colocação, Oscar Piastri fez uma excelente saída e assumiu a liderança ainda nas primeiras curvas do Hungaroring. Lewis Hamilton ganhou uma posição e passou para quarto, enquanto Charles Leclerc, que largava em segundo, caiu para quinto após uma saída ruim.
The two McLarens fighting for the lead ⚔️
Max and Lewis battling for P3 😮
WATCH THE RACE START 👇#F1 #HungarianGP pic.twitter.com/XkkBkBpc2N
— Formula 1 (@F1) July 26, 2026
Um dos postulantes ao título, George Russell enfrentou problemas logo na largada. O Mercedes entrou em modo anti-stall, fazendo o britânico despencar para o fim do grid e iniciar uma corrida de recuperação. Bortoleto aproveitou o incidente para subir para 13º.
Apesar do bom ritmo da Ferrari, Lewis Hamilton encontrou dificuldades para superar Max Verstappen na pista. Preso atrás do piloto da Red Bull, o heptacampeão reclamou pelo rádio que o rival estava muito lento, enquanto Verstappen demonstrava insatisfação com o comportamento do carro durante a corrida.
"Pelo amor de Deus, façam alguma coisa com essas trocas de marcha e não me digam que sou eu quem está trocando mais tarde", reclamou Verstappen pelo rádio. Pouco depois, Hamilton respondeu à equipe: "O Max está muito lento". O holandês voltou a reclamar em seguida sobre a degradação dos pneus traseiros e afirmou que tinha certeza de que o amortecimento havia falhado, dizendo que o carro estava "completamente horrível".
Sem conseguir a ultrapassagem na pista, a Ferrari apostou no undercut para colocar Hamilton à frente do rival. O britânico fez sua parada antes de Verstappen e, quando o piloto da Red Bull entrou nos boxes uma volta depois, retornou atrás da Ferrari, fazendo a estratégia funcionar.
A vantagem, porém, durou pouco. Aproveitando uma oportunidade, Verstappen mergulhou por dentro na curva 1 e retomou a posição sobre Hamilton em uma bela ultrapassagem, reeditando o duelo entre os dois rivais que marcou a temporada de 2021.
Verstappen... from downtown! 🤯
Max passes Lewis at Turn 1 🎥#F1 #HungarianGP pic.twitter.com/CO10DyFUVv
— Formula 1 (@F1) July 26, 2026
Em meio à disputa, Valtteri Bottas foi o primeiro abandono da prova. O piloto da Cadillac sofreu um superaquecimento no freio dianteiro esquerdo, que chegou a pegar fogo. Bottas conseguiu levar o carro até o pit lane, provocando apenas uma rápida bandeira amarela na entrada dos boxes.
Na disputa pela liderança, Oscar Piastri e Lando Norris passaram diversas voltas separados por menos de um segundo, com o britânico pressionando constantemente o companheiro de equipe. Pelo rádio, Norris chegou a pedir que a McLaren ordenasse a troca de posições.
A equipe, no entanto, optou por chamar Piastri aos boxes, permitindo que Norris assumisse provisoriamente a liderança da prova.
A situação do australiano piorou quando Carlos Sainz, que já havia tomado uma volta, dificultou sua ultrapassagem. Os dois chegaram a tocar rodas, fazendo Piastri perder tempo importante. Piloto espanhol foi punido em 5 segundos.
Here’s the Sainz/Piastri moment 💥#F1 #HungarianGP pic.twitter.com/IYkdAQYTTi
— Formula 1 (@F1) July 26, 2026
Após a sequência de pit stops, Andrea Kimi Antonelli assumiu a liderança ao apostar em uma estratégia de apenas uma parada, enquanto os demais candidatos à vitória fizeram duas. Com pneus mais desgastados, o italiano acabou sendo ultrapassado por Lando Norris na volta 46 e, pouco depois, precisou abandonar o plano inicial ao realizar sua segunda parada nos boxes.
Pouco depois, a Cadillac sofreu mais um abandono. Após a saída de Valtteri Bottas, Sergio Pérez também deixou a corrida por problemas na suspensão. O mexicano conseguiu levar o carro em segurança até os boxes.
Poucas voltas depois, Oscar Piastri abandonou a corrida por problemas no câmbio, provocando um Virtual Safety Car. Max Verstappen optou por permanecer na pista e assumiu a segunda colocação, enquanto Lewis Hamilton foi aos boxes e caiu para quarto. Lando Norris manteve a liderança, com Andrea Kimi Antonelli herdando o terceiro lugar após ter feito sua parada pouco antes.
From fighting for the win to pulling up at the side of the track
A desperately unlucky afternoon for Oscar 😫#F1 #HungarianGP pic.twitter.com/ZX19BSdE8L
— Formula 1 (@F1) July 26, 2026
Gabriel Bortoleto terminou a prova na 11ª colocação após uma corrida consistente. Apostando em uma estratégia de apenas uma parada, o brasileiro conseguiu prolongar bastante o primeiro stint com os pneus macios antes de trocar para os duros. Mesmo pressionando Arvid Lindblad nas voltas finais, não conseguiu entrar na zona de pontuação.
Lando Norris conquistou sua primeira vitória desde o GP de São Paulo de 2025. Max Verstappen terminou em segundo após ser beneficiado pela estratégia de permanecer na pista durante o Virtual Safety Car, enquanto Andrea Kimi Antonelli completou o pódio em terceiro. Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em quarto, à frente de Lewis Hamilton, que recebeu uma punição de cinco segundos por exceder o limite de velocidade no pit lane e caiu para a quinta colocação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.