F1 2026: Briatore confirma: "Horner está negociando a compra das ações da Alpine"
O futuro de Christian Horner parece estar firmemente focado em Enstone. Após deixar a Red Bull no meio da última temporada e com o fim das especulações de que estaria perto de se juntar à Aston Martin , o ex-técnico britânico agora está em negociações avançadas para retornar à Fórmula 1 por meio de uma participação acionária na equipe Alpine .
O próprio Flavio Briatore esclareceu a questão . Durante a apresentação da pintura do carro da equipe francesa para 2026 , o dirigente italiano confirmou a existência de discussões em andamento, ao mesmo tempo que esclareceu os limites corporativos da operação.
A participação de 24% e o papel da Otro Capital
O interesse de Horner não reside na gestão esportiva em si, mas na aquisição de uma participação acionária. Seu alvo seria a participação de 24% na Alpine, atualmente detida por um grupo de investidores liderado pela Otro Capital , que em 2023 atraiu figuras conhecidas do esporte e do entretenimento, como Ryan Reynolds e Patrick Mahomes.
“Há muita confusão no momento. Diferentes grupos — não sei quantos, seis ou sete; surge um novo grupo a cada dia — me ligam diariamente a respeito da Otro . Não estou interessado ”, disse Briatore, tentando minimizar o alarde da mídia em torno da venda. “Digamos que a Otro queira vender sua participação na Alpine. Quando alguém comprar 24% da Otro, ainda teremos os 75% restantes e discutiremos o assunto. Mas, por enquanto, essa é a situação ”, explicou o consultor da equipe da Enstone.
O vínculo entre Briatore e Horner
Apesar da conhecida amizade entre os dois dirigentes, Briatore fez questão de salientar que não está diretamente envolvido nas negociações, uma vez que Horner está tratando com o fundo de investimento e não diretamente com os proprietários da Renault.
“Conheço o Christian há muitos anos, ainda falo com ele, mas tudo isso não tem nada a ver comigo ” , esclareceu o técnico italiano. “Primeiro precisamos comprar a participação da Otro, depois a Renault precisa aceitar o comprador e aí veremos o que acontece. Não há nenhuma ligação comigo, porque ele está negociando com a Otro, não conosco ” , reiterou o diretor técnico de facto da equipe.
Horner como um potencial trunfo para a Alpine.
O retorno de uma figura do calibre de Horner, vindo de seus sucessos de nível mundial com a Red Bull, representaria um acréscimo significativo ao projeto Alpine , que está passando por uma grande reestruturação e, a partir deste ano, abandonou os motores de sua controladora para se tornar cliente da Mercedes. Horner sempre expressou seu desejo de retornar a um projeto onde possa ser proprietário, e não apenas funcionário.
Questionado se a chegada do britânico poderia beneficiar a equipe, Briatore foi enfático: "Acho que qualquer pessoa é um ativo valioso para a equipe, dependendo da função que desempenha. Sem problemas ", concluiu. A atual estrutura de liderança da Alpine tem Steve Nielsen como Diretor Geral para as operações do dia a dia, enquanto Briatore continua a desempenhar um papel central na definição das estratégias de longo prazo.