Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com Perez à frente, Red Bull lidera treino da F1 na Bélgica

Terceiro treino livre teve dupla da Red Bull à frente, com Sergio Perez superando Max Verstappen já com cronômetro zerado

27 ago 2022 - 09h13
(atualizado às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Perez na Eau Rouge
Perez na Eau Rouge
Foto: Red Bull / Twitter

A Red Bull dominou o último treino livre antes da classificação oficial para o GP da Bélgica. Max Verstappen mostrou o mesmo bom ritmo da sexta-feira, mas Sergio Perez foi ainda melhor: 1min45s047, o mexicano superou o colega no soar do gongo e liderou a tabela de tempos.

O terceiro lugar ficou com Carlos Sainz, da Ferrari, que tem mostrado consistência nos treinos em Spa-Francorchamps. Sainz e Perez são favoritos à pole, já que seus colegas têm punições de posições de largada a cumprir.

Verstappen e Charles Leclerc estão com seus carros equipados com peças de motor e câmbio novas, e perdem posições por esse motivo. E, falando em Leclerc, o monegasco cometeu um erro na parte final do treino que poderia ter custado mais caro. Para sua sorte, a escapada rendeu apenas um bico quebrado.

Verstappen a caminho da Eau Rouge Twitter Red Bull
Verstappen a caminho da Eau Rouge Twitter Red Bull
Foto: Red Bull / Twitter

Confira como foi o TL3 para o GP da Bélgica

Spa estava coberta de nuvens quando da luz verde para o TL3, mas a chuva ainda não passava de uma ameaça. Os pilotos optaram por começar os testes com pneus macios. Talvez por uma questão de peso, os tempos eram muito mais altos que os do TL1 e do TL2. Verstappen, por exemplo, chegou a andar 5s mais lento do que ele próprio no dia anterior em suas primeiras voltas.

A primeira equipe a forçar levemente o ritmo foi a Alfa Romeo, com Zhou e Bottas sendo os mais rápidos dos minutos iniciais por margem de mais de 2 segundos, mas ainda 3 segundos acima dos tempos de sexta-feira.

A primeira meia hora não teve tempos de destaque, com as equipes testando acertos diferentes e condições de corrida. Havia, também, quem estivesse poupando equipamento. Isso fez com que a tabela ficasse bastante diferente do habitual. O top 10 tinha: Zhou, Bottas, Magnussen, Stroll, Vettel, Albon, Ricciardo, Latifi, Alonso e Verstappen.

A Ferrari tirou seus carros da garagem somente na metade da sessão. Sainz fez 1min46s461, 1s3 mais rápido que Zhou e já mais próximo de um tempo “normal”. Leclerc veio logo em seguida, pulando para 2º. Depois deles, outras equipes voltaram à pista e apertaram o ritmo, mudando bastante a tabela.

Leclerc volta à pista depois de escapada no setor 2
Leclerc volta à pista depois de escapada no setor 2
Foto: F1 / Reprodução

Perez cravou 1min45s972 com sua Red Bull, tendo seu primeiro momento de destaque no fim de semana do GP da Bélgica. Verstappen também vinha em volta boa, provavelmente para subir para 1º, mas abortou a volta na chicane final. Pouco depois, o holandês concluiu sua tentativa em grande estilo: 1min45s480.

A 10 minutos do fim, Leclerc errou na freada da curva 12, rodou e foi até a proteção de pneus. O toque foi leve, danificando apenas o bico. Ele conseguiu voltar à pista e ir aos boxes. A direção de prova, ao ver o incidente, prontamente lançou uma bandeira vermelha, interrompendo a sessão. Talvez se tivessem esperado alguns segundos em amarela antes, notariam que não havia necessidade de parar o treino.

A pista foi liberada com 4 minutos para o fim, com grande congestionamento na saída dos boxes. Já com o cronômetro zerado, Perez superou o colega e assumiu a ponta da tabela de tempos: 1min45s047, melhor tempo do fim de semana.

Com isso, Perez, foi o 1º, seguido por Verstappen, Sainz, Norris, Alonso, Russell, Leclerc, Vettel, Ocon e Gasly. Os carros voltam para o asfalto às 11h, para a classificação, com chuva de punições. A corrida é domingo às 10h.

Os tempos do TL3 de Spa
Os tempos do TL3 de Spa
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade