IndyCar: O’Ward vence em Toronto e assume vice-liderança
Com corrida repleta de incidentes, o mexicano leva a melhor e segue sendo o único Chevrolet vitorioso de 2025
Com a vitória de Pato O’Ward, ele ultrapassa Kirkwood no campeonato, ficando em segundo lugar, a 99 pontos de Alex Palou – que apenas conseguiu chegar em 12º. Ainda sim, o mexicano precisa ficar entre os melhores para que exista uma chance mais concreta de disputa pelo título de 2025.
A última etapa de rua da temporada de 2025 da Indycar foi intensa, com cinco incidentes que precisaram da interferência do carro de segurança. Antes mesmo da largada, Santino Ferrucci sofreu um forte acidente durante o warm-up e a equipe não conseguiu reparar o carro a tempo da corrida. Também, o neozelandês Scott Dixon, que havia se classificado em 11º, recebeu uma punição de 6 posições devido a uma troca de motor.
A prova começou com o líder do campeonato, Alex Palou caindo para a quarta posição após uma largada limpa, enquanto Colton Herta manteve-se na ponta. Logo na volta 3, uma peça se soltou do pneu de McLaughlin, fazendo com que ele perdesse o controle e batesse de lado no muro, causando a primeira interferência pela bandeira amarela do GP.
O tempo de bandeira verde não durou muito tempo, após 7 voltas, um toque entre Will Power e Rasmussen, causou uma nova bandeira amarela devido a quantidade de detritos na pista. Ambos permaneceram na corrida.
Enquanto isso, as equipes divergiam em estratégias devido ao número de voltas em marcha lenta – como o pole position Colton Herta, que decaiu diversas posições.
Com ⅓ de duração da prova, sucederam-se uma sequência de incidentes em menos de 6 voltas completadas. Alexander Rossi tocou no muro da reta, Kirkwood rodou na entrada dos boxes e na volta 35, Abel e Newgarden repetiram o acidente que ocorreu em 2024 no circuito canadense.
Ainda em regime de safety car, na volta 41, os pilotos da Chip Ganassi (Alex Palou e Scott Dixon), entraram para fazer o seu primeiro pit stop da prova – com uma estratégia arriscada, que não deu o resultado esperado ao fim da corrida.
Na volta 42 durante relargada, o circuito de rua presenciou uma disputa entre O’Ward e Power, com o piloto Penske saindo da pista e indo ao muro. Novamente, o #12 retornou a pista e conseguiu se manter até o fim da prova sem mais incidentes.
Enquanto a liderança de corrida do piloto mexicano começava a se formar, cx o segundo e terceiro lugar eram disputados entre Veekay, que chegou ao seu melhor resultado da temporada de 2025 e Kyffin Simpson, o terceiro carro da Chip Ganassi. A chegada deles no pódio se deve principalmente a estratégia, com ambos tendo uma parada a menos que os demais.
Faltando duas voltas para a bandeirada final, Rosenqvist e Siegel, que recém havia sido liberado após seu acidente em Iowa, acabaram se tocando e rodando na pista. Devido ao incidente, o GP de Toronto terminou sob regime de safety car.
A próxima etapa da IndyCar será na próxima semana, no GP de Laguna Seca, na Califórnia.