F3: Tramnitz recebe punição após a Sprint Race; Bilinski herda a vitória
Piloto da MP Motorsport foi punido com 10 segundos por falha no procedimento de largada e perdeu a vitória em Monza
Após vencer a corrida Sprint de Monza com uma atuação dominante, Tim Tramnitz, piloto da MP Motorsport, foi penalizado por não ativar corretamente o procedimento de largada antes do início da prova. Como resultado, caiu para a 20ª posição e perdeu a vitória. Com a punição, Roman Bilinski, da Rodin Motorsport, herdou o primeiro lugar da Corrida 1 na Itália. Martinius Stenshorne e Laurens van Hoepen completam o novo pódio.
Após o encerramento da prova, os comissários ouviram representantes da equipe, além do próprio Tramnitz, e analisaram as evidências disponíveis. Foi constatado que o piloto descumpriu o Artigo 1.6.1 do Regulamento Técnico da FIA F3 2025 e o Artigo 11.15 do manual do sistema da categoria, o que resultou em uma penalidade de 10 segundos adicionada ao seu tempo final.
A decisão impacta diretamente na disputa pelo vice-campeonato de pilotos, com Tramnitz ficando cada vez mais distante dos principais rivais: Mariya Boya e Nikola Tsolov.
A Fórmula 3 retorna neste domingo (7) para a última corrida do campeonato, marcada para as 3h15 da madrugada (horário de Brasília).