F1 Academy: Doriane Pin vence em Las Vegas e se aproxima do título
Pin conquistou mais uma vitória e aumentou a vantagem no campeonato. Nina Gademan e Alisha Palmowski completam o pódio
Na noite desta sexta-feira (21) foi dada a largada para a primeira corrida de F1 Academy no GP de Las Vegas, palco da decisão do título entre Doriane Pin e Maya Weug, que estava, até então, separadas apenas por nove pontos.
Com o grid invertido nesta sessão, Nina Gardemann foi quem largou na pole position. Weug e Doriane largaram do quarto e quinto lugar. As brasileiras Aurelia Nobels e Rafaela Ferreira largaram em 16º e 9º lugar, respectivamente. Na saída da volta de apresentação, Emma Felbermayr apresentou problemas no carro e, após ir para os boxes, foi anunciado que não iria largar.
Com a pista úmida, a largada foi realizada em andamento após o fim de duas voltas de aquecimento por questões de segurança. Maya Weug ficou fora da corrida após colidir com a traseira de Tina Hausmann durante a volta de saída do safety car. O incidente será investigado pela direção de prova após a corrida.
Após três voltas, o SC saiu da pista e a largada foi oficialmente dada, com nove voltas restantes. Alba Larsen ultrapassou Pin ainda no primeiro setor. Na volta seguinte, Larsen ultrapassou Gademan, que posteriormente também foi ultrapassada por Doriane, mas conseguiu retomar a posição na curva seguinte.
Na saída da curva 17, ainda na quarta volta, Larsen rodou na reta de chegada após perder a traseira do carro. Sem bater no muro, a dinamarquesa retornou à corrida após todos os restantes carros passarem, saindo da liderança para o fundo do grid. Gademan retomou a liderança, com Pin em terceiro.
A brasileira Aurelia Nobels chegou ao sexto lugar. Ella Lloyd tentou ultrapassar Palmowski na sexta volta e bateu no muro, causando mais uma bandeira amarela na prova. Na oitava volta, o SC saiu da pista. Na relargada, Palmowski conseguiu ultrapassar Chloe Chambers após uma disputa acirrada.
Doriane buscava ultrapassar Gademan, estudando os movimentos da holandesa e conseguindo assumir a liderança da prova no início da nona volta. Em simultâneo, Chambers e Palmowski disputavam o terceiro lugar a cada curva e, na última, Alisha tocou no carro de Chambers, que foi para o muro e a bandeira amarela foi acionada e o safety car foi para a pista… mais uma vez.
A uma volta do fim, começou a chover com maior intensidade e a corrida foi terminada com o Safety Car.
Com a vitória e a volta mais rápida, Doriane Pin aumentou a vantagem sobre Maya Weug para dez pontos, dificultando a situação da holandesa na disputa pelo campeonato.
Se Doriane terminar a segunda corrida em sexto lugar, a francesa se consagrará campeã da temporada de 2025. Aurelia Nobels foi quem realizou mais ultrapassagens, largando em 16º e chegando em 4º lugar.
A F1 Academy retorna às pistas na noite deste sábado (22), às 21h20 (horário de Brasília), para a última corrida da temporada.