PUBLICIDADE

24 Horas de Le Mans: BMW sai na frente para a pole

Ao final de uma sessão muito disputada, BMW #15 fica na frente. Ferrari e Cadillac colocam 2 carros para a Hyperpole. Brasileiros fora

12 jun 2024 - 15h42
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários
BMW Hybrid #15 conduzido por Dries Vanthoor foi o mais rápido na classificação
BMW Hybrid #15 conduzido por Dries Vanthoor foi o mais rápido na classificação
Foto: BMW Motorsport

Um velho treinador de futebol dizia que treino é treino e jogo é jogo. Mas se formos ver o que foi a sessão de Classificação para as 24 Horas de Le Mans deste ano, a expectativa é grande. Aparentemente, o Balanço de Performance mostrou muito eficiente e tivemos diferenças pequenas entre os carros.

Uma hora acabou sendo pouco para tanta batalha e o treino acabou faltando pouco mais de 2 minutos graças a uma rodada de Kamui Kobayashi com o Toyota #7. Graças a essa saída, o japones esteve em investigação e perdeu todas suas voltas no treino, Vai largar no final do pelotão dos Hypercars, na 23ª posição.

Mas de uma forma surpreendente, o BMW Hybrid #15 conduzido por Dries Vanthoor fez a volta mais rápida da sessão. A Cadillac, que até agora não vem fazendo um bom campeonato, colocou 2 carros entre os 8 primeiros. A campeã do ano passado, Ferrari, colocou seus 2 carros oficiais para disputar a pole nesta quinta.

Também de se destacar a presença da Alpine na 5ª colocação. A Toyota colocou o #7 para a disputa, mas as voltas foram deletadas,. A Porsche que chegou como favorita só conseguiu se salvar com o #6, líder do campeonato. O #12 da Jota entra no ultimo posto da Hyperpole.

Nenhum brasileiro passou para a Hyperpole: o Cadillac #311 de Derani e Drugovich ficou na 18ª posição e o Porsche #4 de Felipe Nasr largará em 19º lugar

Entre os LMP2, o #37 da COOL confirmou o favoritismo e ficou na frente. Em segundo, o Spike da AO Racing. O carro de Drugovich no ELMS, o #10 da Vector, passou para a Hyperpole na 6ª posição e a United classificou seus dois carros.

Carro #37 da Cool Racing foi o mais rápido entre os LMP2
Carro #37 da Cool Racing foi o mais rápido entre os LMP2
Foto: Cool Racing / X

Na LMGT3, a briga foi intensa e o Ford Mustang #77 da Proton, que até aqui vinha muito discreto, se colocou na liderança. Dos favoritos da classe, o Posrche #92 da Manthey conseguiu seguir adiante. Entre os brasileiros, o melhor será o McLaren #59 de Nicolas Costa, que ficou em 11º lugar na classe (P50 Geral). A BMW #31 de Augusto Farfus sairá na 15ª colocação (P54) e a Ferrari #86 de Daniel Serra teve problemas e não marcou tempo e sairá na última posição (P62)

Mustang #77 da Proton surpreende e vai para a Hyperpole
Mustang #77 da Proton surpreende e vai para a Hyperpole
Foto: Laurent Cartalade (ACO)

Os 8 classificados para a Hyperpole entre os Hypercars:

1. BMW M Hybrid V8 #15 BMW M Team WRT – Dries Vanthoor / Raffaele Marciello / Marco Wittmann - 3’24’’465

2. Cadillac V-Series.R #3 Cadillac Racing – Sébastien Bourdais / Renger van der Zande / Scott Dixon - + 0’’177

3. Ferrari 499P #50 Ferrari AF Corse – Antonio Fuoco / Miguel Molina / Nicklas Nielsen - + 0’’266

4. Alpine A424 #35 Alpine Endurance Team – Paul-Loup Chatin / Ferdinand Habsburg-Lothringen / Charles Milesi + 0’’407

5. Cadillac V-Series.R #2 Cadillac Racing – Earl Bamber / Alex Lynn / Alex Palou - + 0’’528

6. Ferrari 499P #51 Ferrari AF Corse – Alessandro Pier Guidi / James Calado / Antonio Giovinazzi - + 0’’584

7. Porsche 963 #6 Porsche Penske Motorsport – Kévin Estre / André Lotterer / Laurens Vanthoor - + 0’’586

8. Porsche 963 #12 Hertz Team Jota - Will Stevens / Norman Nato / Jenson Button - +0"680

Os 8 classificados para a Hyperpole entre os LMP2:

1. Oreca 07-Gibson #37 Cool Racing – Lorenzo Fluxa / Malthe Jakobsen / Ritomo Miyata - 3’32’’827

2. Oreca 07-Gibson #14 AO by TF – PJ Hyett / Louis Delétraz / Alex Quinn - + 0’’307

3. Oreca 07-Gibson #23 United Autosports USA – Ben Keating / Filipe Albuquerque / Ben Hanley - + 0’’603

4. Oreca 07-Gibson #65 Panis Racing – Rodrigo Sales / Mathias Beche / Scott Huffaker - + 1’’000

5. Oreca 07-Gibson #28 IDEC Sport – Paul Lafargue / Job van Uitert / Reshad de Gerus - + 1’’388

6. Oreca 07-Gibson #10 Vector Sport – Ryan Cullen / Patrick Pilet / Stéphane Richelmi - + 1’’435

7. Oreca 07-Gibson #33 DKR Engineering – Alexander Mattschull / Rene Binder / Laurents Horr - + 1’’503

8. Oreca 07-Gibson #22 United Autosports – Oliver Jarvis / Bijoy Garg / Nolan Siegel - + 1’’653

Os 8 classificados para a Hyperpole entre os LMGT3:

1. Ford Mustang LMGT3 #77 Proton Competition – Ryan Hardwick / Zacharie Robichon / Benjamin Barker - 3’55’’263

2. McLaren 720S LMGT3 Evo2 #70 Inception Racing – Brendan Iribe / Ollie Millroy / Frederik Schandorff - + 0’’143

3. Corvette Z06 LMGT3.R #82 TF Sport – Hiroshi Koizumi / Sébastien Baud / Daniel Juncadella - + 0’’842

4. Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60 Iron Lynx – Claudio Schiavoni / Matteo Cressoni / Franck Perera - + 0’’890

5. Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92 Manthey PureRxcing – Aliaksandr Malykhin / Joel Sturm / Klaus Bachler - + 0’’926

6. Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27 Heart Of Racing – Ian James / Daniel Mancinelli / Alex Riberas - + 0’’980

7. Ferrari 296 LMGT3 #66 JMW Motorsport – Giacomo Petrobelli / Larry ten Voorde / Salih Yoluc - + 1’’180

8. Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777 D’STATION Racing – Satoshi Hoshino / Erwan Bastard / Marco Sorensen - + 1’’237

Resultado Final

Foto:
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade