Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Pendurou: pentacampeão Gilberto Silva anuncia aposentadoria

11 dez 2015 - 16h13
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Calçar as chuteiras é algo simples. Para os jogadores, quase um ritual diário. Mas pendurá-las não é algo tão fácil assim. Nesta sexta-feira, o pentacampeão Gilberto Silva anunciou que, aos 39 anos, já era o momento de parar e se emocionou ao anunciar sua aposentadoria, em entrevista coletiva realizada em Belo Horizonte.

Gilberto Silva encerrou carreira
Gilberto Silva encerrou carreira
Foto: Lars Baron / Getty Images

Sem jogar desde o final de 2013, quando defendeu o Atlético-MG no Mundial de Clubes da FIFA, no Marrocos, Gilberto Silva teve tempo para pensar na decisão, mas isto não impediu que o, agora, ex-volante sentisse um aperto no coração ao confirmar a sua despedida dos gramados.

“Fiquei dois anos fora do futebol, tratando de uma lesão. E muita coisa mudou na minha vida. Tive outras oportunidades de estudar e ficar ao lado da minha família, ver os meus filhos crescerem. E nos últimos anos tenho ouvido muitas perguntas sobre o meu futuro e digo que a partir de hoje eu encerro a minha carreira. A partir de hoje, dou por encerrada minha carreira como atleta”, colocou Gilberto Silva, que destacou o orgulho de ter construído uma carreira vitoriosa como jogador.

“No mundo, a gente não pede pra nascer. Quando a gente nasce, a gente não quer morrer. Já ouvi uma frase que diz que jogador de futebol morre duas vezes. Eu discordo. Acho que o jogador de futebol morre uma vez, e faz uma transição do campo para uma nova etapa. Para mim, é um momento de transição, não uma primeira morte. Por mais dolorido que seja, é um momento que eu poderia ver como tristeza, momento difícil, mas vejo com muita alegria. São 20 anos de muita alegria. É isso que fica para mim e para minha família”, completou.

Campeão do mundo pelo Brasil em 2002, Gilberto Silva disputou outras duas Copas pela Seleção, além de ter conquistado outros importantes títulos como a Série B do Brasileiro, Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Supercopa da Inglaterra, Campeonato Grego e a Copa Libertadores. Com tamanha história dentro das quatro linhas, o ex-jogador não quer abandonar de vez o futebol e destacou que espera seguir trabalhando com o esporte que lhe deu tudo na vida, desta vez como “consultor internacional”.

“Nesses dois anos fora dos gramados, o que tenho feito é me preparar bastante para uma nova etapa da minha vida, e eu não sabia quando chegaria o momento. Chegou o momento de fazer essa transição. Nessas últimas semanas, estive em Londres, visitando o Arsenal, minha velha casa. Vi que tem uma forma bacana de continuar no futebol, de um jeito diferente, que é com a questão da consultoria internacional. Me intitulo dessa forma, um consultor internacional, para clubes e atletas. Vou fazer um trabalho dentro do que eu aprendi”, comentou o ex-jogador, que recusou uma oferta do América-MG para assumir a direção de futebol do clube mineiro.

“Recebi o convite do América. Fico muito honrado de ser lembrado pelo clube, mas não foi possível desta vez por estar focado em um novo processo. Isso não me inviabiliza de tentar trabalhar e ajudar o clube de alguma forma nesta minha nova função. A gente vai manter conversas, e deixei em aberto. Quem sabe, em uma nova oportunidade, possa acontecer esta aproximação maior com o América?”, completou.

Trajetória – Formado na base do América-MG, Gilberto Silva fez parte do elenco americano que conquistou a

Série B de 1997 e, após manter boas atuações pelo Coelho na temporada seguinte, o jogador se transferiu para o Atlético-MG, em 1999. Em sua primeira passagem pelo Galo, não conquistou nenhum título de grande expressão, no entanto, o bom rendimento o levou à Seleção, onde foi campeão do mundo, em 2002.

Com o título mundial, Gilberto acabou contratado pelo Arsenal e fez história pelo clube inglês. NosGunners, o volante fez parte do inesquecível elenco que, de maneira invita, conquistou o Campeonato Inglês da temporada 2003/2004, além de se sagrar campeão de duas Copas da Inglaterra (em 2003 e 2005) e uma Supercopa da Inglaterra (em 2004).

Após deixar o Arsenal, Gilberto ainda foi campeão nacional, em 2010, pelo Panathinaikos, da Grécia, antes de retornar ao futebol brasileiro, no ano seguinte, para defender o Grêmio. O volante ficou no clube gaúcho por pouco mais de uma temporada e retornou ao Atlético-MG, seu último clube, onde conquistou a Libertadores, em 2013.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade