PUBLICIDADE

Após não ir a Tóquio, Nadal retorna com vitória dura nos EUA

Depois de desistir de disputar a Olimpíada, espanhol sofre para superar norte-americano na estreia em Washington na volta ao circuito da ATP

5 ago 2021 00h35
ver comentários
Publicidade

Rafael Nadal sofreu mais que o esperado para ganhar em sua volta ao circuito profissional, nesta quarta-feira. Depois de 54 dias longe das quadras, o cabeça de chave número 1 do ATP 500 de Washington precisou de três sets para eliminar o norte-americano Jack Sock. Fez 2 a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 7/6 (7/1), e avançou às oitavas de final, fase em que enfrentará o sul-africano Lloyd Harris.

Nadal estreou com vitória no ATP 500 de Washington
 9/6/2021  REUTERS/Benoit Tessier
Nadal estreou com vitória no ATP 500 de Washington 9/6/2021 REUTERS/Benoit Tessier
Foto: Reuters

O espanhol abriu mão da disputa de Wimbledon e também dos Jogos Olímpicos para "preservar o corpo". Vinha de dura sequência de 22 jogos no saibro até perder na semifinal de Roland Garros para o sérvio Novak Djokovic, no dia 11 de junho.

Por ser "bye", um dos principais cabeças de chave, Nadal estreou direto na segunda rodada. E viu o sorteio das chaves o colocar diante de um tenista da casa. Jack Sock, que bateu o japonês Yoshihito Nishioka na estreia, parecia presa fácil para o espanhol pela 192ª posição no ranking mundial - o jogador dos EUA já esteve no Top 10 da ATP.

E Nadal começou o jogo com tudo. Depois de trocarem games até 3 a 2, o número 3 do mundo arrancou para 6 a 2 com duas quebras seguidas do serviço de Sock. Com somente 47 minutos, fez 1 a 0 na partida.

Quando todos imaginavam que repetiria a dose no segundo set, o norte-americano endureceu o confronto. No sétimo game, Sock quebrou o serviço de Nadal e depois ambos confirmaram seus serviços para  o jogo ficar empatado em 1 a 1 com o 6/4 conquistado pelo tenista da casa.

Motivado, Sock seguiu surpreendendo o favorito na parcial decisiva. Logo no primeiro game, quebrou o saque do rival e a seguir abriu 2 a 0. Passando bastante aperto, Nadal mostrou superação ao devolver a quebra e empatar em 3 a 3. Teve dois break points e aproveitou o primeiro para voltar à partida.

Mais tranquilo, o espanhol sacou bem e virou o set decisivo para 4 a 3, jogando a pressão para o norte-americano. Depois de abrir 40 a 0 em seu serviço, Sock quase viu Nadal quebrar. Teve de salvar um break point e só confirmou na quinta chance. Os rivais trocaram pontos e a decisão foi para o tie-break.

Arrasador, Nadal abriu com 5 a 0, confirmando seu saque e obtendo dois mini-breaks quando Sock estava sacando. O norte-americano fez o ponto de honra antes de ser quebrado novamente. Com 6 a 1, o espanhol não vacilou no primeiro match point e festejou volta com triunfo após enorme sufoco.

 

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade