CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem receber, Daniele deixa de treinar na Gávea
Quinta-feira, 10 Janeiro de 2002, 18h31

Funcionários e atletas ameaçam entrar em greve no Flamengo

Agência Jornal do Brasil
A ginasta Daniele Hypólito

Rio - Sem dinheiro, o Flamengo segue à cata de malabarismos para sobreviver. Na era das calculadoras (cada vez mais necessárias na Gávea), o equilíbrio rubro-negro ganhou outra ameaça: uma greve de funcionários e professores das escolinhas pode ser iniciada.

Eles estão com dois meses de salários atrasados (novembro e dezembro, além do 13º). Os atletas também sofrem com o calote. Há um mês, não recebem o montante referente à rescisão dos contratos. Piquete ou não, a ginástica artística não treinou na quarta-feira na sede do Flamengo. O ginásio esteve trancado o dia todo.

Hoje, representantes dos esportes olímpicos se reúnem com os vice-presidentes de finanças, administração e social. Na pauta, discutirão a autogestão de cada modalidade, seguindo determinação da presidência do clube. Até a próxima semana, a ginástica e a natação (dois dos esportes de maior visibilidade do Flamengo) fecharão contratos de patrocínio com empresas privadas. Pelo acordo, os dois esportes usarão, do jeito que quiserem, o dinheiro que virá dessas empresas. Montarão orçamentos próprios. Com isso, os ginastas e os nadadores voltarão a ganhar ajuda de custo.

São esses os dois primeiros exemplos do novo Flamengo. Em agosto passado, o presidente Edmundo Santos Silva cortou o pagamento de salários. Os contratos em vigor foram cancelados. Cada atleta que tinha compromisso com o rubro-negro foi chamado para renegociar a rescisão. O dinheiro seria pago em parcelas. Segundo Patrícia Amorim, vice-presidente de esportes olímpicos, o pagamento vinha sendo cumprido até dezembro. Desde então, diz Patrícia, o clube parou de pagar aos atletas pelo documento desfeito.

Crise - A novela sobre dinheiro na Gávea se arrasta há pelo menos um ano. Mesmo deixando de pagar ajuda de custo aos atletas dos esportes olímpicos, o Flamengo sucumbe à crise financeira. Os salários dos funcionários estão atrasados em dois meses.

Na quarta-feira, eles ameaçaram entrar em greve. Foram demovidos da idéia - ao menos, temporariamente - depois de ouvirem promessas da diretoria de que o dinheiro arrecado em premiações do futebol será usado para abater a dívida dos empregados.

Segundo os dirigentes, o Flamengo tem a receber, até o fim do mês, R$ 6,8 milhões em cotas de participação no Torneio Rio-São Paulo, na primeira fase da Copa Libertadores e na Mercosul.

Por enquanto, são apenas promessas. De concreto, nada existe. O que crescem no Flamengo são (ainda) boatos sobre paralisações. Na ginástica artística, que conta com a vice-campeã mundial Daniele Hypólito, o treino de quarta foi transferido da Gávea para uma academia e para o Aterro. A justificativa oficial seria ''uma mudança para espairecer os ginastas''. Entre atletas de outras modalidades ouvidos, o comentário era de que a ginástica estaria em greve. Não bastasse a falta de dinheiro, a ginástica artística padece com colchões rasgados e aparelhos defasados no ginásio. Sem previsão de reparos.

Saídas - Mesmo assim, o Flamengo produz talentos como Daniele Hypólito. Mas poderá perder alguns. Ano passado, teve início uma debandada de atletas da Gávea. Saíram nomes como Henrique Guimarães e Aurélio Miguel (judô), Leila e Virna (vôlei), Josuel e Pipoka (basquete). O próximo pode ser o pivô Janjão (basquete), que deve se transferir para a Espanha. Seria um desfalque considerável a menos de um mês na estréia no Campeonato Nacional.

O cenário no clube é de preocupação. ''Terça-feira, houve uma reunião com a diretoria. Sabemos que não há dinheiro, mas queremos pelo menos uma satisfação. Buscamos alternativas com parceiros. A ginástica, por causa da Daniele, e a natação, principalmente depois de ser campeã brasileira (no Troféu José Finkel, em dezembro), conseguiram apoio. Mas para o resto está difícil'', afirma Patrícia Amorim.

JB OnLine

 

 VEJA AINDA
Natação
Borges nada rumo ao Mundial
Nadadores brasileiros competem na Itália
Gustavo Borges vai passar ano-novo na água
Mergulhador francês se suicida aos 74 anos
Veja lista completa
Ginástica
Ginastas protestam contra falta de dinheiro no Fla
Daniele Hypólito insiste na luta por patrocinadores
‘Inimiga’ de Kournikova flagrada no antidoping
Daniele entra para time de Xuxa
Veja lista completa
Histórias Inusitadas
Pugilista morre por causa de bicicleta
Jogador de críquete agride modelo
Campeã jamaicana de atletismo quer se naturalizar eslovena
Melhor do mundo é enterrado diante de 30 mil pessoas
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade